fbpx

Blog

Universidades federais correm risco de fechar as portas

Notícias tristes para a Educação

As notícias dessa semana para a educação do nosso estado não foram nada boas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores do país, anunciou a possibilidade de fechar as portas a partir de julho deste ano, por falta de recursos.

Dias depois, a Universidade Federal Fluminense (UFF) informou estar passando pelo mesmo problema. Segundo o reitor e professor, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, a UFF sofreu um corte de R$ 32,9 milhões em seu orçamento e um bloqueio orçamentário de R$ 23 milhões. E caso não consiga reverter o repasse das verbas federais, as atividades também poderão ser interrompidas, já a partir do meio do ano.

Me causa uma enorme preocupação a possibilidade do desmonte das universidades federais. Justamente nesse momento tão difícil de pandemia, quando deveríamos estar lutando pela ampliação dos recursos para a pesquisa e a ciência nas universidades, temos que lutar para que as mesmas sobrevivam.

A educação é um direito de todos os brasileiros, garantido pela nossa Constituição. As universidades públicas são fundamentais no acesso ao ensino superior, e contribuem na construção da cidadania e na redução das desigualdades. Só a possibilidade de fechamento de uma universidade já é uma grande perda para nós, pois indica a escolha que estamos fazendo como sociedade. Precisamos reverter esse quadro, nos indignarmos e agirmos. Não será apenas uma luta pela UFRJ ou pela UFF, mas pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil.

FOTO: Fernando Frazão

 

 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 2 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo