Blog

O caminho do Rio é o mar

Todo rio começa com uma nascente bem pequena, de água cristalina purificada pela terra. Ao longo de seu caminho, encontra diversos obstáculos que fazem seu trajeto não ser retilíneo. E é assim, curva após curva, que aquela aguinha singela vai ganhando corpo, encontrando águas de outros rios e lagos, e gradualmente alcança o oceano, onde se entrega à imensidão que se propaga até o horizonte.

Com o estado do Rio de Janeiro não é diferente. Ele começou lá atrás, em tempos imemoriais, com agrupamentos de comunidades nativas. Depois de um longo percurso de lutas, derrotas e vitórias, tornamo-nos uma comunidade pujante composta por mais de 17 milhões de pessoas que trabalham em múltiplos setores econômicos fazendo desse um lugar de pessoas que sonham e constroem no dia a dia sua sobrevivência e suas potencialidades.

Mas no caso do Rio de Janeiro, o mar, além de destino das águas, tem sido origem de muitas coisas boas para a sua população. Margeando nosso estado de Norte a Sul, o Oceano Atlântico é onde buscamos boa parte da nossa alimentação e também onde exploramos riquezas submersas na forma de petróleo e gás natural.

A pesca é importante para a economia em todas as regiões banhadas pelo mar. Em algumas áreas, no entanto, ela é especialmente significativa, como acontece na Região dos Lagos, na Costa Verde e no entorno da Baía de Guanabara.

A exploração de petróleo e gás natural, por sua vez, é a nossa principal fonte de receita hoje. Nosso estado é responsável por mais de 80% da produção nacional. As atividades relacionadas à indústria petrolífera, como a extração, o processamento e a distribuição de petróleo, geram empregos e movimentam a economia do estado.

Além disso, a exploração de petróleo também traz benefícios para o estado por meio dos royalties e participações especiais, que são pagos pelas empresas petrolíferas ao governo. Esses recursos são destinados a investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Não por acaso, a indústria naval é muito relevante para a economia do estado. Aqui estão importantes estaleiros e empresas do setor, produzindo embarcações e plataformas de petróleo para a indústria offshore.

O estado também possui importantes portos, como o Porto do Rio de Janeiro, Porto do Açu e o Porto de Itaguaí, responsáveis por levar nossa produção ao exterior e por trazer ao país os insumos que precisamos buscar lá fora.

Como a gente vê, o mar, que é o caminho das águas de qualquer rio, é um caminho fundamental para o Rio de Janeiro.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo