fbpx

Blog

Leis pela proteção da economia fluminense

O TJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) negou este mês pedido de liminar do Ministério Público para suspender a lei estadual nº 9.025/2020, que institui o regime diferenciado de tributação para o setor atacadista. Recebo essa notícia com alegria por ver que o TJ-RJ tomou uma decisão acertada que vai beneficiar esse setor tão importante da economia fluminense.

Nesse momento crítico que o nosso estado vive, de dificuldades econômicas aumentadas com os desafios e restrições impostas pela pandemia do coronavírus, é mais do que necessário, urgente mesmo, a adoção de medidas que estimulem de imediato a economia e ajudem os empresários a se reestruturar para fazer frente a tantos problemas. É o momento de se criar mais incentivos fiscais e de se preservar e fazer valer as leis que já asseguram esse tipo de benefício.

Vale destacar que as empresas que podem aderir a esse regime diferenciado precisam cumprir algumas especificações, como gerar empregos diretos ou indiretos e renda no estado e garantir que todas as mercadorias aqui comercializadas sejam armazenadas em território fluminense. E elas não podem também efetuar vendas para contribuintes do Rio de Janeiro por meio de estabelecimentos de outros estados, entre outras medidas. São regras exigidas como forma de estimular a preservação da riqueza dentro do nosso estado.

A lei estadual nº 9.244, que foi aprovada agora, em 15 de abril, é outro exemplo de legislação pela proteção da nossa economia. Ela prevê que os processos de contratação de serviços e de aquisição de bens, produtos ou insumos relacionados à área de saúde, feitos pela administração pública direta e indireta, estabelecerão margem de preferência para as indústrias e produtores instalados em território fluminense.

Mais do que nunca, o Governo do Estado, o Poder Legislativo e a sociedade como um todo precisam fazer força diante das dificuldades econômicas que se avolumaram durante esse longo período de pandemia que enfrentamos para que o Rio de Janeiro possa se reerguer e volte a dar condições para o desenvolvimento socioeconômico acontecer.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo