fbpx

Blog

Concessão da Cedae trará benefícios para o Estado do Rio

Iniciativa pode diminuir a poluição das lagoas, rios e baía, aumentar o investimento em novas obras e consequentemente a geração de novos empregos

Essa semana foi marcada por uma importante ação do governador do Rio, Cláudio Castro: o leilão da maior concessão de infraestrutura de saneamento básico da história do país! As empresas Aegea e Iguá venceram o pregão da Cedae, que rendeu ao estado R$ 22,6 bilhões. A ação foi a saída que o governo encontrou não só para a melhoria dos serviços de distribuição de água, mas também para a universalização da coleta e tratamento de esgoto para a população fluminense.

A iniciativa possibilitará ainda sanar o passivo ambiental, diminuindo a poluição das nossas lagoas, rios e baía e aumentando a geração de empregos e a capacidade do estado em fazer investimentos em novas obras. Importante lembrar que a Cedae continuará existindo, por meio da captação e venda de água para os concessionários.

No entanto, ao mesmo tempo que comemoro, registro a minha preocupação com a capacidade de investimentos das concessionárias. Cabe agora à Alerj e à agência reguladora a fiscalização do cumprimento desses contratos, cláusula por cláusula. E é claro que é possível dar certo. Em Niterói temos um exemplo de concessão de sucesso do segmento, a Águas de Niterói. E digo isso com conhecimento desse assunto que domino, pois foi tema da conclusão do curso da minha graduação e também da pós-graduação.

Vale destacar que o sistema de concessão pode gerar benefícios ao país, permitindo que os grandes investimentos necessários para o desenvolvimento do setor sejam feitos, sem deixar de lado a eficiência e a excelência operacional, a qualidade e a inovação na prestação dos serviços. Para isso, é preciso que o poder público e a iniciativa privada se unam para dar os primeiros passos em favor da mudança.

Foto: Breno Carvalho

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quatro =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo