Blog

Barreiras sanitárias ineficazes

Não acredito na eficácia das barreiras sanitárias implementadas pelo prefeito Axel Grael em Niterói. Essa foi mais uma medida equivocada por ele adotada para tentar conter o avanço do coronavírus. Mas na prática a ação só provocou congestionamentos, dificultando ainda mais a vida das pessoas. Chegamos a ter até nove quilômetros de engarrafamento na manhã desta quarta-feira, 14/03, causando um verdadeiro tormento na cidade já tão massacrada pela Covid-19, com mais de mil mortos pela doença e muitos comércios falindo pelos reflexos na economia.

Hoje foram instaladas quatro barreiras: nas avenidas Jansen de Mello e Feliciano Sodré, no Centro; na Alameda São Boaventura; e na RJ-104, no Fonseca. Elas funcionam em algumas horas do dia, e os agentes são orientados a não barrar ninguém, nem de pessoas que não comprovam trabalhar em Niterói. Os guardas apenas se limitam a abordar veículos aleatórios para aferir a temperatura dos ocupantes e verificar se todos estão de máscara. Como se isso bastasse…

Os congestionamentos provocados por essas barreiras se transformam em mais um fator que colabora para a proliferação do vírus, pois eles fazem com que as pessoas fiquem muito mais tempo em transporte público, aumentando a exposição e, claro, o risco de contágio. Além do mais, este recurso é ineficaz no caso de pessoas assintomáticas. Como já registrei aqui em artigo anterior, travamos essa batalha contra o coronavírus há um ano, tempo para lá de suficiente para deixar de lado medidas pitorescas que só dão visibilidade, mas são ineficientes.

O caminho é unir forças entre os municípios e o Governo do Estado, em busca de medidas contundentes contra o vírus. É, de imediato, investir em mais leitos para os hospitais e na vacinação que foi paralisada em um momento crucial, justo quando Niterói já chora por mais de mil mortos pela Covid… É criar campanhas de conscientização sobre a importância do uso de máscaras e mecanismos para evitar aglomerações, mas sem penalizar o comércio. Uma saída é a flexibilização de horários de funcionamento.

São medidas simples, algumas precisando de mais investimentos, sim, o que não seria impeditivo. Afinal, nossa cidade tem um orçamento bilionário, que permite a adoção de ações mais eficazes do que apenas montar barreiras nas estradas. Minha torcida é para que Niterói vença essa guerra com inteligência e estratégias acertadas!

 

Foto: Ecoponte

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo