fbpx

Blog

FINANCIAMENTO PÚBLICO É A SAÍDA PARA TRANSPORTES

R$ 380. Este é o valor que alguém que viva em Niterói e trabalhe no Rio – ou vice-versa – teria de gastar mensalmente caso optasse por fazer a viagem por meio do catamarã.

Paralisadas durante a pandemia e recém restabelecidas, as viagens de catamarã custam assombrosos R$ 19, e são face visível de um mal que aflige o transporte público em parte do Brasil: a falta de subsídio das passagens pelo governo.

Estive recentemente em Barcelona, onde participei, como Coordenador de Cidade Inteligente do Rio, do SCEWC 2021. Fui informado por colegas espanhóis de que a municipalidade catalã arca com a metade do valor da tarifa de transportes públicos para os usuários.

O mesmo acontece em diversos pontos do mundo. No Brasil, no entanto, parece haver um preconceito com relação ao subsídio dos transportes pelo poder público.

A verdade, na contramão desta forma de pensar, é que o financiamento público é um bom caminho para fazer com que o sistema de transporte funcione no Brasil.

O alto custo do diesel e outros insumos e a concorrência do transporte de aplicativos servem de justificativa para as empresas de transporte praticarem tarifas impagáveis para a maior parte da população.

Falta transparência das empresas de transportes quanto às informações – receita x despesa – que as levam a formar o preço final das passagens.

Foi para abrir o que chamou de “caixa preta” que o prefeito Eduardo Paes criou no Rio um sistema de bilhetagem próprio.

O sistema permite que a prefeitura tenha acesso ao cálculo real da demanda e das receitas do sistema de transporte, e possa dar o crédito devido às empresas e reter um percentual do faturamento, tornando viável reduzir o preço da passagem.

E, quem sabe, melhorar a própria qualidade dos serviços prestados.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM