fbpx

Blog

CIDADE INTELIGENTE PRECISA DE BLOCKCHAIN

A policia federal ainda investiga se foi um sequestro de dados (ransomware) ou hacktivismo (hackeamento por motivos ideológicos), mas o fato é que pouca diferença faz a motivação. Certo é que o sumiço dos dados do Conecte Sus, aplicativo que responde pela emissão do certificado nacional de vacinação covid-19, necessário para a entrada em locais públicos, seria evitável se o governo tivesse feito uso da tecnologia do blockchain.

Criada originariamente para proteger operações com os chamados criptoativos (moedas virtuais, como Bitcoins), a tecnologia distribui e compartilha bases de registros e dados, descentralizando a rede e gerando ampla segurança das informações.

Os dados armazenados têm de ser validados por vários computadores, em bloco, e por meio de códigos. Fica praticamente eliminada, aí, a chance de manipulação de um dos usuários ou um ataques de hackers, como o que acaba de acontecer..

São múltiplas as aplicabilidades do blockchain na sociedade. Em São Paulo, por exemplo, o software CTR-E, que emprega a tecnologia, fiscaliza todos os envolvidos na cadeia do lixo na cidade, gerando rastreabilidade e compliance das informações sobre o lixo produzido na cidade. A estimativa é de que a inovação gere economia anual de até R$ 130 milhões para a Prefeitura em custos com papéis, burocracia e fiscalização.

Em Teresina, Piauí, o governo aplicou o blockchain como ferramenta para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação no transporte público. O objetivo da prefeitura é tornar o sistema mais eficiente para o usuário – o que ajudará a diminuir o número de carros nas ruas, e assim tornar mais viável o trânsito na cidade.

Na Coordenadoria de Cidade Inteligente, estamos de olho nestas e em outras experiências, nacionais e internacionais. Uma cidade inteligente passa necessariamente pela adoção de práticas inovadoras.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM