Blog

O BAIRRO 22@ É EXEMPLO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE

Um dos destaques da ótima programação elaborada pela Frente Nacional de Prefeitos para os representantes das cidades que estiveram no Congresso de Cidades Inteligentes, em Barcelona, foi a visita ao 22@, bairro icônico, marcado pela inovação.

Resultado de um amplo processo de revitalização, tornado viável graças a uma parceria público-privada, o 22@ completa 20 anos com números que atestam a eficiência de seu modelo: a região abriga nada menos do que 9 mil empresas, e a maior parte de seus 90 mil trabalhadores vive no bairro ou nas imediações.

Empresas no topo da cadeia de inovação, como a Cisco, mantêm ali suas sedes, e o planejamento implementado torna possível aos colaboradores morar perto do local de trabalho. O resultado, típico de uma cidade inteligente, é a redução da necessidade de uso de transporte, além do impacto positivo que isto traz ao meio ambiente.

A construção do novo bairro seguiu plano estratégico de longo prazo, que envolveu o governo, universidades, a sociedade civil e as empresas. O 22@ cresceu de forma sustentável, tendo por premissas o fortalecimento da economia local e a busca incessante pela melhoria de qualidade de vida da população.

A municipalidade teve de arcar com apenas 10% do investimento na infraestrutura do bairro – cerca de 20 milhões de euros. Os recursos restantes foram assumidos pela iniciativa privada. Este modelo de PPP é uma das marcas do conceito de cidade inteligente.

Coube também ao poder público oferecer às empresas interessadas o benefício da ampliação do gabarito das edificações, recebendo em troca uma parcela significativa da área do bairro.

Neste espaço, foram construídas moradias sociais, zonas verdes e espaços para educação, como hubs de inovação e universidades – a nova região atraiu um total de dez centros universitários.

Na visita ao bairro, chamaram a minha atenção, entre outros, as soluções em geração de energia limpa – com grandes caixas de acumulação de energia solar, em meio a praças – e conectividade – o espaço comum conta com várias árvores artificiais estilizadas em que é possível conectar e recarregar qualquer equipamento eletrônico.

Soluções como estas já estão no radar da nossa Coordenadoria de Cidades Inteligentes, e serão apresentadas ao prefeito Eduardo Paes.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo