Blog

EVENTO EM BARCELONA APONTA OS DESAFIOS E RUMOS DAS CIDADES INTELIGENTES

Saí do Rio rumo a Barcelona, para o Smart City Expo World Congress 2021 (Congresso de Cidades Inteligents), com uma missão e muitas expectativas. À frente da Coordenadoria de Cidades Inteligentes, ligada ao Gabinete do Prefeito Eduardo Paes, buscava as melhores soluções em sensorização, para implantar em um total de dez mil postes de iluminação pública, resultado de uma PPP.

Esperava, como representante do município do Rio, trocar experiências com prefeitos, governadores e outras autoridades de diversas partes do mundo, que também se deslocariam à Espanha.

Ao fim do evento, posso garantir que o SCEWC2021 superou minhas melhores expectativas. Mais importante evento voltado ao tema das cidades e soluções urbanas inteligentes do mundo, o Congresso pode ter sua grandeza medida em números:

– 120 países reunidos

  mais de 36 mil participantes, entre presenciais e virtuais

– 350 palestrantes

– 452 expositores de produtos e soluções inovadoras

– 81 eventos paralelos

No segmento de sensorização, por exemplo, pude conhecer modelos capazes de identificar desde o volume de gás carbônico no local à quantidade de pessoas presentes em qualquer ambiente – evento praia -, passando pela temperatura ambiente.

O intercâmbio de informações com municipalidades que já adotam este tipo de sistema será vital para sua implantação em nossa cidade. Diretamente do Centro de Operações, nossas equipes serão capazes de identificar e resolver o mais variado tipo de ocorrência.

Além da equipe de curadoria da SCEWC, comandada com brilhantismo por Pilar Conesa, cabe um agradecimento especial à Frente Nacional de Prefeitos, que me acolheu e organizou uma intensa e rica programação para os dias do evento.

O ano que vem será crucial no projeto da Prefeitura de transformar o Rio em cidade inteligente. Além da expansão de nosso Centro de Operações, mais moderno do gênero na América Latina, a chegada da tecnologia 5G promoverá uma integração mais veloz entre os equipamentos já nas ruas da cidade e aqueles que estão por vir.

Volto de Barcelona cheio de ideias e disposição, grato ao Prefeito Eduardo Paes pela oportunidade de representar o Rio no SCEWC, e, sobretudo, pela confiança de me deixar conduzir o processo de transformação por que a cidade vai passar.

Aproveito para lançar a ideia de promovermos em futuro próximo um evento semelhante, no Rio.

O futuro é hoje! Mãos à obra!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo