Jurujuba recebe programa de apoio à comunidade pesqueira

Estado quer revitalizar a atividade da pesca artesanal no bairro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, com a finalidade de revitalizar a atividade da pesca artesanal de Jurujuba em Niterói, contratou no dia 27/06, o Consórcio CAMPO-Fábrica, para a elaboração do projeto executivo que indicará as propostas urbanísticas para futuras obras no local.

A empresa terá o prazo de nove meses para a elaboração do projeto – um investimento de R$ 1.101.037 milhão. Uma das primeiras iniciativas para a elaboração do projeto é a realização de um levantamento socioeconômico da comunidade local, cadastrando família por família. O mesmo foi feito no chamado Canto de Itaipu, outra área de Niterói onde há uma colônia pesqueira, que ganhou projeto semelhante e será divulgado aos moradores do bairro no próximo final de semana.

As intervenções em Jurujuba vão beneficiar 800 famílias das regiões do Morro do Lazareto/Cascarejo, Travessa dos Maricultores, Morro do Pau Ferro, Morro do Morcego/Brasília e Edificações na Praia de Eva, proporcionando aos pescadores e moradores do local melhorias na infraestrutura urbana, no equipamento público urbano e, principalmente nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Serão instalados atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado.

– As obras vão trazer melhorias para todos. Os pescadores terão melhores condições de trabalho e os moradores um bairro mais organizado e limpo. Jurujuba é um importante cartão-postal de Niterói, com uma linda paisagem e restaurantes conhecidos. Acredito que as mudanças também vão trazer ainda mais turistas – comentou o secretário de Estado Felipe Peixoto.

 

Ao longo do período de desenvolvimento do projeto, serão realizadas ações de planejamento participativo, bem como atividades de comunicação e sensibilização, visando o envolvimento de moradores, usuários e agentes púbicos atuantes na localidade. A medida contará com o acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo