Pescadores do Estado do Rio homenagearam Santo padroeiro neste sábado

Festejos para São Pedro marcaram o dia 29 em várias cidades

As homenagens a São Pedro, padroeiro dos pescadores, marcaram o sábado (29) no Estado do Rio. Devotos em diversas cidades realizaram missas, procissões terrestres e marítimas e shows, reunindo centenas de pessoas. Os eventos contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Em Jurujuba, bairro de Niterói, a tradicional alvorada festiva ao som da banda militar, às 5h, convidou os moradores a participar dos festejos que este ano completaram 100 anos. No Mercado São Pedro, tradicional ponto de venda de pescado da Região Metropolitana localizado no bairro da Ponta D’Areia, mais de 500 pessoas assistiram a missa realizada no interior do estabelecimento. Duas procissões marítimas promovidas pela colônia de pescadores Z-8 e pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (Saperj), ocuparam a Baía de Guanabara durante toda a manhã.

O ritual de devoção ao santo padroeiro é passado de geração para geração. Sentimentos de orgulho pela profissão e agradecimento são as lições ensinadas por pais e avós, o que mantém viva a tradição. Há 20 anos participando das chamadas “barqueatas” – como também são conhecidas as procissões marítimas – o pescador Enivaldo Gomes Machado, 48 anos, afirma ser uma dádiva de São Pedro ter recebido o direito de conduzir a imagem do santo em seu barco.

– Sempre desejei ter o privilégio de levar a imagem de São Pedro na procissão. E este ano fui escolhido dois meses após comprar um novo barco. Mais que um orgulho, considero ser um sinal de sorte – afirma Machado, pescador desde os 15 anos de idade, inspirado pelo pai.

Alexandre Guerra Espogeiro, 44 anos, armador de pesca, também compartilha do mesmo sentimento. 

– Esta profissão na minha família, chegou até a mim através do meu pai e do meu avô. Vivemos pelo amor a pesca. O trabalho hoje está difícil, mas mantemos a esperança de que vai melhorar – confia.

Eventos aconteceram em diversos pontos do Estado

Ainda em Jurujuba, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional aproveitou o centenário da festa para anunciar a contratação de um projeto executivo com a finalidade de revitalizar a atividade da pesca artesanal local. Orçado em R$ 1.101.037 milhão, o documento será elaborado em nove meses. As obras estão previstas para começar em 2014.

A iniciativa vai proporcionar aos pescadores e moradores melhorias na infraestrutura urbana, no equipamento público urbano e, principalmente nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Serão instalados atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado.

– As obras vão trazer melhorias para todos. Os pescadores terão melhores condições de trabalho e os moradores um bairro mais organizado e limpo. Jurujuba é um importante cartão-postal de Niterói, com uma linda paisagem e restaurantes conhecidos. Acredito que as mudanças também vão trazer ainda mais turistas – comentou o secretário de Estado, Felipe Peixoto.

O conceito era explicado pelos técnicos da Secretaria aos que visitaram o estande institucional, localizado em frente a colônia Z-8.

Em Copacabana, no Rio, a festa foi dupla. A colônia Z-13, localizada próxima ao posto 6, comemorou também seus 90 anos de existência. No local, técnicos da Fiperj orientaram os participantes das festividades sobre os benefícios do consumo de pescado.

As cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Iguaba Grande e Cabo Frio também realizaram atividades para lembrar a data.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM