Jurujuba recebe programa de apoio à comunidade pesqueira

Estado quer revitalizar a atividade da pesca artesanal no bairro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, com a finalidade de revitalizar a atividade da pesca artesanal de Jurujuba em Niterói, contratou no dia 27/06, o Consórcio CAMPO-Fábrica, para a elaboração do projeto executivo que indicará as propostas urbanísticas para futuras obras no local.

A empresa terá o prazo de nove meses para a elaboração do projeto – um investimento de R$ 1.101.037 milhão. Uma das primeiras iniciativas para a elaboração do projeto é a realização de um levantamento socioeconômico da comunidade local, cadastrando família por família. O mesmo foi feito no chamado Canto de Itaipu, outra área de Niterói onde há uma colônia pesqueira, que ganhou projeto semelhante e será divulgado aos moradores do bairro no próximo final de semana.

As intervenções em Jurujuba vão beneficiar 800 famílias das regiões do Morro do Lazareto/Cascarejo, Travessa dos Maricultores, Morro do Pau Ferro, Morro do Morcego/Brasília e Edificações na Praia de Eva, proporcionando aos pescadores e moradores do local melhorias na infraestrutura urbana, no equipamento público urbano e, principalmente nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Serão instalados atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado.

– As obras vão trazer melhorias para todos. Os pescadores terão melhores condições de trabalho e os moradores um bairro mais organizado e limpo. Jurujuba é um importante cartão-postal de Niterói, com uma linda paisagem e restaurantes conhecidos. Acredito que as mudanças também vão trazer ainda mais turistas – comentou o secretário de Estado Felipe Peixoto.

 

Ao longo do período de desenvolvimento do projeto, serão realizadas ações de planejamento participativo, bem como atividades de comunicação e sensibilização, visando o envolvimento de moradores, usuários e agentes púbicos atuantes na localidade. A medida contará com o acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM