fbpx

Blog

Que falta faz Darcy Ribeiro!

Quando eu tinha apenas 9 anos, mergulhei na campanha de Darcy Ribeiro a governador do Rio de Janeiro. Era um comitê mirim em Niterói e eu levava muito a sério o meu papel de divulgar suas ideias e atrair votos.

Sim, a admiração vem desde muito cedo. Não tenho dúvida de que o fato de minha mãe ser educadora contribuiu para alimentar o respeito que tenho pelo antropólogo, professor e autor.

Darcy é uma dessas raras figuras múltiplas, que marcam a história de um país. Tenho imenso orgulho de dizer que pauto minha vida pública e minha forma de encarar educação e cultura pelos seus ensinamentos. É uma fonte inesgotável, cada consulta a sua vasta obra amplia meu olhar sobre o Brasil e sobre o futuro.

Mineiro de Montes Claros, Darcy era um visionário. Eu sei que o termo é batido, mas, em relação a ele, totalmente justo e adequado. Tanto no entendimento das nações indígenas, fontes de boa parte de sua produção acadêmica, quanto na visão sobre miscigenação e formação do povo brasileiro, ele valorizava uma visão humanitária dos povos.

São muitas e valiosas suas contribuições. Coube a Darcy fundar o Parque Nacional do Xingu. Junto com outro educador, Anísio Teixeira, criou a Universidade de Brasília, que completa este ano 60 anos de atividade. Como senador, participou na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

No governo de João Goulart, exerceu o cargo de Ministro da Educação e de Chefe do Gabinete Civil. Em 1964, com o golpe, partiu para o exílio. Chile, Uruguai, Venezuela e Peru foram alguns dos países que contaram com sua colaboração na reestruturação de suas universidades. O mundo também abraçava suas ideias.

De volta ao país, juntamente com Leonel Brizola, construiu um projeto para o Rio de Janeiro. Vice-governador, concebeu e deu forma a um audacioso programa educacional: os Cieps. Ensino público, igualitário, em tempo integral e de alta qualidade. Partiu de sua mente também a construção do Sambódromo.

Não vou conseguir esgotar todos os feitos e realizações de Darcy em um único texto. Teremos a oportunidade, em 2022, ano em que se comemoram também os 100 anos de seu nascimento, voltar a lembrar e celebrar seu imenso e sólido legado.

Vida o ensino público! Viva, Darcy Ribeiro!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM