Blog

NOVO PLANEJAMENTO URBANÍSTICO É RUIM PARA NITERÓI

Sob a alegação de que objetiva “simplificar e atualizar as normas, tornando o processo de licenciamento de imóveis mais transparente, ágil e menos oneroso”, a Prefeitura de Niterói trabalha para emplacar na Câmara de Vereadores uma revisão da Lei Urbanística que é extremamente lesiva para a cidade.

Como venho há tempos denunciando, a construção do texto submetido pela prefeitura aos vereadores não apenas não contou com a participação popular, como traz autênticas aberrações.

É possível depreender deste texto, por exemplo, uma intenção velada de transformar Piratininga em uma nova Charitas, com uma proposta de gabarito para edificações que verticalizará a região.

O texto produzido pela Secretaria de Urbanismo, que aguarda aprovação da Câmara para sanção pelo prefeito, é omisso com relação a um outro absurdo, cometido pelo ex-prefeito Rodrigo Neves.

Por meio de uma Errata ao decreto 11744/14, criado por ele mesmo, que instituíra o Parque Natural de Niterói (Parnit), ele reduziu sua área, no trecho próximo ao túnel Charitas-Cafubá. Há denúncias de que aquele trecho, em plena área de conservação ambiental, se destinaria à construção de um shopping-center, imagine só!

O Ministério Público do Rio entrou com ação pública contra o ato, que segue na justiça.

É interessante ler nas entrelinhas o motivo que teria levado o ex-prefeito a criar o Parnit, que é um ajuntamento de áreas de preservação ambiental pela cidade: parques são áreas públicas que permitem aos municípios receber dos Estados mais recursos do chamado ICMS verde, ou ICMS Ecológico.

Pois é de estranhar que o atual prefeito, que enaltece em seu próprio site pessoal o passado de “militância socioambiental”, tenha deixado de propor no texto de revisão do plano urbanístico de Niterói a reincorporação ao Parnit da área suprimida.

Por que agiu assim ? E por que quer liberar a construção de prédios de até 8 andares na saída do túnel?

De estranhar, mas, sobretudo, de apontar e cobrar. É o que tenho feito nas audiências públicas promovidas pela Câmara sobre o tema. Apesar da pouquíssima divulgação da Prefeitura, os encontros são importante mecanismo para levar aos vereadores a insatisfação com o texto, e exigir deles ação firme para impedir que Niterói saia perdendo mais uma vez, por conta de seus governantes.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo