Blog

PREFEITURA PROMETE MELHORAR A SAÚDE EM NITERÓI. POR QUE SÓ AGORA?

A um primeiro olhar, o anúncio pela prefeitura de Niterói da reforma nas unidades de saúde do município parece notícia positiva. Ele não resiste, contudo, a uma análise um pouco mais detalhada do histórico da atenção dada pelas recentes gestões à saúde nos últimos anos.

Em 2009, 13 anos atrás, eu presidia a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Niterói, e, depois de visitar cada uma das unidades municipais de saúde, denunciei o péssimo estado de conservação delas, e cobrei providências do governo.

As chuvas de 2010 e as tragédias que deixaram em seu rastro adiaram qualquer plano possível de correção dos problemas. Mais tarde, no entanto, políticos que se sentaram na cadeira de prefeito exaltaram por várias vezes a saúde financeira que teriam conseguido para Niterói.

Se assim foi, por que nenhum dos governantes de nossa cidade impôs como meta a requalificação da rede de saúde?

Terá sido por medo de iniciar as obras e não conseguir entregá-las em tempo de lucrar eleitoralmente com elas?

O tempo foi passando, mas a gestão da saúde continuava para lá de temerária, em Niterói. Em 2016, de forma eleitoreira, a prefeitura alugou – em vez de construir um imóvel e adicioná-lo ao patrimônio da cidade – a base no Sapê do Módulo Médico da Família. Tudo a toque de caixa.

Além desta, diversas outras unidades, como a Policlínica de Piratininga, ocuparam imóveis alugados, onerando os cofres públicos.

Em 2020 alertei sobre o erro que o então prefeito cometia ao arrendar, e não desapropriar de imediato, o Hospital Oceânico Doutor Gilson Cantarino.

Só vários anos depois, a prefeitura faz o anúncio de desapropriação do hospital, que funcionou como unidade exclusiva de tratamento da covid-19. Dois anos depois de torrar dinheiro com o aluguel, fala-se, enfim, na incorporação do Hospital Oceânico à rede municipal.

A pergunta que não cala é por que a desapropriação não foi feita lá atrás? Por que o governo – e o povo, por óbvia extensão – arcou por tanto tempo com as despesas de locação?

As medidas agora anunciadas acenam para um futuro mais promissor da saúde no município – antes tarde… -, mas é importante que todos, população, Câmara, setores de controle, fiquemos de olho e fiscalizemos o cumprimento das promessas.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo