Blog

Dia Internacional da Mulher, reflexão e luta diária

Hoje milhares de brasileiras vão às ruas para reivindicar direitos, denunciar injustiças e pedir mudanças sociais e políticas, entre outras pautas igualmente relevantes. A cada 8 de março, Dia Internacional da Mulher, temos – sim, é uma luta de homens também – a oportunidade de rever conceitos e atitudes, pensar um mundo mais igualitário, em que diferenças de gênero não sejam razão para discrepâncias salariais, discriminação, intolerância, assédio e violência sexual, entre outros tantos abusos contra as mulheres.

Negar às mulheres direito a oportunidades iguais é pisar na Constituição, é retroceder no tempo. Não há mais espaço para nada disso.

Graças a Deus, à vigilância permanente e à resistência das gerações dos que nos precederam, vivemos numa democracia. Democracia significa não só participação social de todos, como representatividade e poder de decisão. Houve muitos avanços, é inegável. Mas ocorrem de forma lenta, muito aquém do que o necessário e com retrocessos que nos levam, às vezes, a duvidar do futuro.

Há apenas 90 anos a parcela feminina da população passou a ter direito a voto em nosso país. Mas a presença na política, nos cargos de liderança e na gestão pública ainda não assumiu o peso desejado – e merecido. Para aprimorar a própria democracia e levar nossa sociedade de verdade para o século XXI, precisamos de mudanças substanciais na forma com que encaramos o papel da mulher em nossa sociedade.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2019), 51,8% da população brasileira são formados por mulheres, o que representa 52,5% do total de eleitores. Mais da metade, portanto. Mas o fato de ser maioria não resulta em impacto nas urnas, já que elas têm somente 15% de representação na Câmara dos Deputados, totalizando 77 parlamentares entre os 513 eleitos em 2018. No Executivo, a participação ainda é mais tímida.

Ainda de acordo com a Pnad, nos domicílios de todo país, elas são as provedoras em 45% dos casos. O estresse, a dupla jornada e as dificuldades para conseguirem impor-se no ambiente de trabalho tem afetado severamente a saúde mental das mulheres, principalmente no período da pandemia.

A discriminação contra a mulher é um problema a ser combatido urgentemente. Dados do relatório Global Gender Gap Report 2021, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, dão conta de que, nos últimos 15 anos, o Brasil caiu 26 posições no ranking global de igualdade de gênero, passando da 67ª para a 93ª posição. Vergonhoso! São indispensáveis mudanças de mentalidade, mudanças culturais em toda a sociedade. Não estamos fazendo o suficiente nem da forma correta.

Justiça passa necessariamente por educação. E é bom perceber o interesse crescente das mulheres, principalmente das novas gerações, pelas áreas de tecnologia. Elas vão fazer toda a diferença na criação e formatação de cidades mais inteligentes e sustentáveis, no novo desenho do planejamento urbano. As mulheres só precisam de espaço e oportunidades iguais, precisam da sensação de pertencer e exercer e colaborar com o poder em suas cidades.

É necessário, portanto, trazer mais discussões e debates para que, por meio da inovação, os espaços sejam mais acolhedores para todos os grupos, mais inclusivos.

Oficializada pela ONU na década de 1970, o Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a luta histórica contra o machismo, as desigualdades e a violência. É nossa obrigação transformar o Brasil e o mundo num lugar melhor.

Aproveito para também agradecer às mulheres incríveis – sábias e guerreiras – que fizeram e fazem parte da minha vida. Minhas avós, minha mãe, minha mulher e minhas duas filhas. Minhas professoras, minhas amigas, companheiras de trabalho, de partido, eleitoras e a cada uma das trabalhadoras que constroem este país. Feliz Dia!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo