O conceito de Cidades Inteligentes é o que temos de mais inovador atualmente para transformar as cidades usando tecnologia e inteligência na gestão pública. Pois, há pouco mais de um ano, esse é um tema que venho me aprofundando e desenvolvendo com muito entusiasmo.
Duque de Caxias é um dos primeiros municípios do estado do Rio de Janeiro a implementar a política de Smart City, com a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana. Projeto de sucesso, muito bem elaborado pela Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, junto à outros órgãos do governo.
O projeto de implantação será executado em 18 meses, sendo seis de implantação e mais 12 meses de operação assistida, incluindo manutenção e acompanhamento contínuo da operação dos equipamentos e sistemas instalados. Portanto, serão 27 novos semáforos inteligentes instalados até o final do mês de setembro, nos principais locais de circulação de veículos e pedestres.
Essa tecnologia trará mais agilidade no fluxo de veículos, ajudará na prevenção de acidentes, além de evitar congestionamentos nos horários de maior movimento. Além do mais, os equipamentos tem um contador acoplado que controla se o semáforo deve ficar aberto ou fechado, por mais ou menos tempo, nos períodos de maior e menor fluxo de veículos.
As cidades que estão trabalhando o conceito de Cidades Inteligentes, estão, portanto, conseguindo otimizar processos, economizar recursos e integrar toda a operação. Essas cidades são com certeza inovadoras, mais eficientes e melhores de se viver!