Blog

MAC: Orgulho para Niterói e para o mundo

Hoje, dia 27 de março, comemoramos 13 anos da publicação da lei de minha autoria como vereador, que tomba o conjunto arquitetônico do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói pelo seu valor histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico. Ter tomado essa iniciativa me enche de orgulho, por causa da sua importância para o desenvolvimento da cultura no nosso estado e também para o Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em um ponto privilegiado à beira-mar no bairro de Boa Viagem, o MAC foi inaugurado há 25 anos e se tornou o símbolo mais famoso da nossa cidade. Não tem um visitante ou morador que não fique encantado pela beleza da obra que torna a vista ainda mais maravilhosa. Além disso, o museu abriga a coleção do artista João Sattamini, com mais de 1.300 obras desde a década de 1950 até os dias atuais.

Toda essa riqueza está dentro dos limites do nosso estado e enriquece ainda mais o Rio de Janeiro. A cultura não pode ser jamais deixada de lado, até mesmo pelo risco de empobrecimento da população. E falo de empobrecimento em todos os aspectos, em especial, o relacionado ao desenvolvimento social. Se queremos ter um futuro melhor e formar uma sociedade mais igualitária e justa, não podemos deixar de investir na cultura e na preservação da memória. Fiz a proposta de tombamento do MAC como vereador, e agora como deputado estadual continuo trabalhando para a preservação de diversos equipamentos culturais que temos em todo o território do Rio de Janeiro.

Precisamos deixar nossos equipamentos culturais sempre em condições de uso para nós e para a próxima geração. Devemos preservar os acervos e também as instalações físicas. Afinal, assim como o MAC, muitas edificações que abrigam museus, centro culturais e outros espaços deste importante segmento são, elas mesmas, de grande valor histórico e cultural. Não podemos correr o risco de repetir o que aconteceu com o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. Por isso, vou continuar propondo leis e cobrando obras de reforma e melhorias por meio de indicações na Alerj, onde integro a Comissão de Obras da Casa. É meu compromisso não só com a cultura, mas com a nossa geração e as próximas!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo