fbpx

Blog

MAC: Orgulho para Niterói e para o mundo

Hoje, dia 27 de março, comemoramos 13 anos da publicação da lei de minha autoria como vereador, que tomba o conjunto arquitetônico do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói pelo seu valor histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico. Ter tomado essa iniciativa me enche de orgulho, por causa da sua importância para o desenvolvimento da cultura no nosso estado e também para o Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em um ponto privilegiado à beira-mar no bairro de Boa Viagem, o MAC foi inaugurado há 25 anos e se tornou o símbolo mais famoso da nossa cidade. Não tem um visitante ou morador que não fique encantado pela beleza da obra que torna a vista ainda mais maravilhosa. Além disso, o museu abriga a coleção do artista João Sattamini, com mais de 1.300 obras desde a década de 1950 até os dias atuais.

Toda essa riqueza está dentro dos limites do nosso estado e enriquece ainda mais o Rio de Janeiro. A cultura não pode ser jamais deixada de lado, até mesmo pelo risco de empobrecimento da população. E falo de empobrecimento em todos os aspectos, em especial, o relacionado ao desenvolvimento social. Se queremos ter um futuro melhor e formar uma sociedade mais igualitária e justa, não podemos deixar de investir na cultura e na preservação da memória. Fiz a proposta de tombamento do MAC como vereador, e agora como deputado estadual continuo trabalhando para a preservação de diversos equipamentos culturais que temos em todo o território do Rio de Janeiro.

Precisamos deixar nossos equipamentos culturais sempre em condições de uso para nós e para a próxima geração. Devemos preservar os acervos e também as instalações físicas. Afinal, assim como o MAC, muitas edificações que abrigam museus, centro culturais e outros espaços deste importante segmento são, elas mesmas, de grande valor histórico e cultural. Não podemos correr o risco de repetir o que aconteceu com o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. Por isso, vou continuar propondo leis e cobrando obras de reforma e melhorias por meio de indicações na Alerj, onde integro a Comissão de Obras da Casa. É meu compromisso não só com a cultura, mas com a nossa geração e as próximas!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + três =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM