Blog

Educação pública de qualidade é possível, sim

Já estamos cansados das tristes notícias sobre a escola pública no Brasil, que nos levam à falsa crença de que um ensino de qualidade nessas unidades é impossível. Mas, uma notícia relativa ao Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, em Niterói, desmente os incrédulos e nos faz acreditar que, quando se quer realmente fazer a diferença, o que antes parecia impossível, se torna realidade.

Uma escola em tempo integral, como defendia o professor Darcy Ribeiro, e como eutambém defendo, o Joaquim Gomes de Souza, criado em 2015, é referência no ensino da matemática e oferece aulas de mandarim a seus alunos. Não foi à toa que recebeu a maior nota da rede estadual no Ideb e está entre as 20 melhores escolas de todo o estado, na relação que inclui,também, as particulares.

Esse diferencial e um convênio da Secretaria Estadual de Educação com a Universidade Normal de Hebei, na China, permitiu mais aos seus alunos: estudantes e professores da faculdade chinesa vêm ao Brasil dar aulas por meio do Instituto Confúcio, e os alunos brasileiros podem tentar bolsas de estudo nas universidades chinesas. No ano passado, seis estudantes do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza já conseguiram embarcar rumo à China!

Em tempos tão difíceis, em que grande parte das escolas públicas funciona em situação precária, isso, quando crianças não se veem privadas do direito à educação por conta da violência em muitas comunidades, essa notícia é uma vitória! Vitória dos professores, vitória dos alunos e vitória para todos nós, que lutamos pela educação de qualidade para todos. Por exemplos como esse, eu acredito que é possível fazer diferente!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo