fbpx

Blog

BOLSA VERDE: BOLSA DE VALORES PARA CRÉDITOS DE CARBONO

Ainda não se trata da implantação imediata de uma plataforma de compra e venda de créditos de carbono, nem da volta da Bolsa de Valores ao Rio de Janeiro, como chegou a ser dito, mas é certo que o protocolo de intenções celebrado entre o Governo do Estado, a Nasdaq e a Global Environment Asset Platform (GEAP) é passo importante nas duas direções.

O mercado internacional de crédito de carbono e ativos ambientais já soma 30 anos, e ganhou força a partir da assinatura do Protocolo de Quioto (em 1997). Nele, os países signatários assumiam o compromisso de intensificar a redução da emissão de gases do chamado “efeito estufa”. E esta redução passava a ter valor econômico.

O mercado funciona assim: os créditos de carbono são vendidos pelos países que reduziram as emissões para países que não atingiram suas metas. O que é arrecadado é revertido para ações de reflorestamento e outras que combatam a emissão dos gases de efeito estufa.

Pelo protocolo de intenções, a Nasdaq fornecerá a tecnologia para o funcionamento da bolsa, por meio da Nasdaq Market Technology,  e o Estado, os ativos ambientais a serem comercializados.

Além da questão da sustentabilidade propriamente dita, a matemática financeira que move o mercado de créditos de carbono é atraente. Cada tonelada do ativo ambiental pode valer até USD 5, e existe expectativa de o Rio gerar um estoque de 73 milhões de toneladas de gás carbônico, Isto representaria R$ 25 bilhões em negócios.

O governo aposta as fichas na novidade como forma de ajudar a reaquecer a economia, combalida pelos dois anos da pandemia da covid-19. O mercado verde seria capaz, ainda,  de gerar novos postos de trabalho e de posicionar o estado como importante ator na economia de baixo carbono.

Aguardamos, ansiosos, as cenas dos próximos capítulos.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM