Blog

Conheça e cuide do Monumento Natural das Ilhas Cagarras

Reconhecido como um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, ou MoNa Cagarras, é uma unidade de conservação marinha ambiental, criada em 2010 por meio da lei nº 12.229, e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (o ICMBio), que fica a cinco quilômetros da Praia de Ipanema.

O arquipélago é composto pela Ilha Cagarra e Filhote de Cagarra, a Ilha de Palmas, Ilha Comprida, Ilha Redonda e Filhote de Redonda, além da área marinha de dez metros ao redor de cada uma dessas ilhas, e tem a finalidade de preservar os remanescentes da Mata Atlântica insular, os refúgios e as áreas de nidificação das aves marinhas.

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras deve ser visto sob o enfoque de ser também uma unidade de conservação urbana já que, por sua localização, fica claro que sua área recebe todas as influências antrópicas, de atuação humana, que incidem constantemente sobre as ilhas. E algumas dicas podem ajudar a preservar essa riqueza natural que temos.

Ao mergulhar, por exemplo, deve-se evitar ao máximo o contato com os organismos marinhos, que são frágeis e podem ser danificados com facilidade. Assim como não é bom não causar impactos sonos como buzinas, apitos ou mesmo música alta, que podem provocar a revoada das aves e a exposição dos ninhos aos predadores.

Não é recomendado, também, subir nas ilhas sem prévia autorização. Além dessa atividade não ser regulamentada, pode causar danos às muitas espécies que habitam o local. Assim como os acampamentos que devem ser autorizados pelo ICMBio. Não pratique a pesca ilegal e não contribua para o turismo desordenado.

Visite o site do Instituto Chico Mendes e saiba mais sobre essa e outras importantes reservas ambientais do nosso país. Conservar os bens naturais que temos é mais que um dever, é o exercício da nossa cidadania. Conheça e cuide do Monumento Natural das Ilhas Cagarras!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo