Blog

Vamos praticar o cicloturismo!

No próximo domingo, dia 26, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) vai lançar o Pedal Cultural, projeto de cicloturismo com visita guiada por pontos históricos, turísticos, culturais e ambientais de Niterói.

Começando pelo Centro da cidade, o roteiro inclui o prédio dos Correios, o Paço Municipal, a Casa Norival de Feitas, a Câmara dos Vereadores, a Praça da República, o Fórum, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Palácio Arariboia e o Teatro Municipal João Caetano.

Não faz muito tempo, o hábito de pedalar no Brasil era algo pouco comum. Mas hoje, segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produtores de bicicletas, sendo o quinto maior consumidor do mundo.

Pode parecer muito, e é. No entanto, se levarmos em conta que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui normas de conduta para o tráfego compartilhado de veículos motorizados e bicicletas, devemos persistir em ações que estimulem ainda mais a sua utilização. Eu mesmo sempre fiz essa cobrança.

Uma discussão que iniciei quando fui vereador de Niterói e busquei garantir quando elaborei o Estatuto da Bicicleta. Pedalar é um hábito saudável, que está conquistando cada vez mais adeptos, além de ser um modo de vida muito mais prático. E ações que incentivem o uso das bikes são muito importantes.

A decisão de começar o cicloturismo por Niterói se dá porque nossa cidade é plana de fácil locomoção, ideal para o uso das magrelas que permite desbravar pontos turísticos com paradas para contar a história do município. Tudo isso aproveitando as belezas naturais que temos, tendo a bicicleta como transporte.

Unindo o útil ao agradável, o projeto busca também vencer o desafio de incorporar o uso de bikes no dia a dia de um país onde a cultura de progresso ainda é ter carro. O Pedal Cultural vai explorar uma região a cada mês, com roteiros programados para revelar importantes aspectos que muitas vezes passam despercebidos em áreas do cotidiano das pessoas.

A concentração do Pedal Cultural será às 8h na Praça Leoni Ramos, na Cantareira. Os interessados em participar devem fazer a inscrição doando uma lata de leite em pó, tendo direito a sorteio de brindes. Exercite o corpo e desenvolva a mente. Vamos praticar o cicloturismo!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo