Blog

A HORA É ESTA!

Ainda falta tirar a promessa do papel, mas o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5º C, assumido pelos quase 200 países que participaram da COP26, é alentador. A conferência realizada pelas Nações Unidas em Glasgow, na Escócia, consolidou os termos do Acordo de Paris, de 2015, e pode ser um importante avanço no combate às dramáticas mudanças climáticas que temos observado.

Igualmente importante é a diminuição de fontes poluentes de energia, sobretudo carvão e combustíveis fósseis. A pressão da China e da Índia evitou que se falasse explicitamente em abandono destas matrizes, mas é importante ver que o texto final já trata da redução das vilãs da energia.

As discussões de Glasgow se somam às que acontecem em Barcelona, durante a Smart City Expo, e convergem no sentido da busca por alternativas inteligentes e inovadoras para a vida em sociedade.

Vim para a capital da Catalunha na condição de Coordenador de Cidade Inteligente da cidade do Rio de Janeiro, à frente do órgão vinculado à estrutura do Gabinete do Prefeito Eduardo Paes.

É no nosso Centro de Operações que observamos algumas das consequências da acelerada alteração climática por que o mundo passa, na forma de temporais fora de época e com volumes de água cada vez maiores.

Já se sabe que o ciclo da água tem relação com o clima, e que alterações como as que temos verificado mundo afora podem levar ao aumento de inundações e estiagens prolongadas.  Como consequência destas mudanças pode estar até uma crise no suprimento dos recursos hídricos.

Especialistas garantem que os acordos da COP26 são a grande – talvez, última – oportunidade que o mundo tem para reparar os danos à natureza. Para a ciência, a próxima década será decisiva na luta contra o aquecimento global.

Está mais do que na hora de o mundo se unir, ainda que movido pelo instinto de sobrevivência.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo