fbpx

Blog

5 Soluções de Smart City que Niterói poderia se inspirar

Com um orçamento bilionário, Niterói poderia investir mais em soluções de Smart City para melhorar a qualidade de vida da população. Diversos lugares no mundo já estão investindo em tecnologia na gestão pública para facilitar os serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos. Compartilho aqui com vocês, alguns exemplos em que Niterói poderia se inspirar:

1. Copenhagen, capital da Dinamarca, investe em propostas para o meio ambiente e mobilidade. Trocou 380 semáforos para versões inteligentes que priorizam o fluxo de ônibus e bicicletas em cruzamentos. Isso diminuiu o tempo de deslocamento em até 20% para quem pega os coletivos e em 10% para os ciclistas. Outra medida, foi a proibição de estacionamento de veículos em algumas ruas e a colocação de áreas verdes nesses espaços, criando barreiras naturais contra a poluição para os pedestres.

2. A capital da Islândia, Reykjavik possui um serviço estatal através de um app chamado Straetó, muito útil, com objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo, no app você pode comprar passagens, planejar jornadas, checar horários e ainda acompanhar notícias sobre os ônibus.

3.A Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, teve sua rede de esgoto sobrecarregada por conta do alto volume de chuvas, e investiu em um projeto chamado “Philadelphia Verde”, com a construção de biovaletas e jardins de chuva, que respeitam o curso natural dos terrenos, conduzindo as águas da chuva para espaços com plantas nativas, formando jardins naturais ricos em biodiversidade, tirando a sobrecarga da rede pública e restabelecendo o ciclo natural hidrológico com a recarga do lençol freático.

4.A capital da Inglaterra, Londres investe em transparência de dados com a utilização de Big Data – O portal público London Data Store que é um instrumento poderoso para a educação e o engajamento da população na gestão pública. Nele, a Prefeitura de Londres disponibiliza dados e gráficos sem nenhum filtro, separados por setor (Habitação, Saúde, Meio Ambiente, etc), de forma transparente e automática.

5. No Brasil, temos o exemplo de Curitiba, considerada uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, promove projetos de urbanismo, e mobilidade, através de um sistema de bilhetagem eletrônica, gestão de frotas e semáforos inteligentes, que fizeram da cidade uma referência no país.

 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM