A agenda desta sexta-feira (09/10) do candidato a prefeito de Niterói pelo PSD, Felipe Peixoto, foi bem diversificada. Com o seu vice, o vereador Bruno Lessa (DEM), ele começou a série de compromissos cedo, com a gravação de externas para o programa eleitoral na Praia de Icaraí. Dali os dois seguiram até a Universidade Federal Fluminense (UFF) para uma reunião com
o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, marcada por temas como os projetos de parceria da Prefeitura com a instituição. Depois da reunião na Reitoria, Felipe teve mais um encontro especial: com profissionais do setor naval, na visita a estaleiros da Ilha da Conceição.
Na Reitoria – No encontro com o reitor, Felipe e Bruno registraram a satisfação de voltar a casa onde se formaram, reafirmando o desejo de aprofundar a interação entre a administração municipal e a universidade.
– A UFF é de suma importância na minha vida e da minha família. Foi aqui que me formei em Administração e depois de mais de 15 anos tive a felicidade de ser convidado a ministrar aulas para pós-graduandos em Administração Pública. Viemos aqui para reafirmar o nosso compromisso de manter e ampliar as parcerias com a UFF, que tem papel fundamental para Niterói e até para o Brasil, com programas e profissionais de repercussão mundial.
No meu governo iremos terminar o projeto do Cinema Icaraí e garantimos que vamos trazer mais um equipamento cultural com a cara do século XXI para a cidade – afirma Felipe.
Também ex-aluno da UFF, Bruno Lessa faz coro com Felipe e afirma a importância da prefeitura promover políticas de estímulo à pesquisa e inovação.
– Quem me acompanha sabe do tamanho do meu respeito e admiração pela UFF, onde me formei em Direito. Sempre disse que achava que a Prefeitura de Niterói deveria investir mais em parcerias com esta universidade muito importante – disse Bruno.
À tarde, Peixoto foi à Ilha da Conceição, na Zona Norte da cidade, para mais um
Encontro especial. Além da reunião com vereadores da coligação Niterói Primeiro, ele visitou estaleiros, segmento que vem sofrendo com o descaso das últimas gestões, como lamentou o empresário do setor naval, Alex Rodrigues, de 41 anos.
– Estamos largados. Precisamos urgentemente que olhem por nós. A gente enfrenta problema todo dia, desde a falta de um posto de saúde aos constantes engarrafamentos. E o pior: o sucateamento da indústria naval, que é de onde tiramos o sustento das nossas famílias. Precisamos que a prefeitura cumpra as promessas que fez – cobrou Rodrigues.
Setor naval – Felipe Peixoto ampliou a luta pela região e pela classe a partir de 2011, quando assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por ele conduzida até 2014. Na época ele contribuiu com projetos como o levantamento de identificação das embarcações abandonadas na Baía de Guanabara e a produção de um relatório apontando soluções para o assoreamento do Canal de São Lourenço, e ainda deflagrou a construção do Terminal Pesqueiro no Barreto, que acabou não tendo continuidade pelas gestões seguintes.
– A dragagem do canal será um ganho para a população de Niterói, pois proporcionará a operação do terminal para a agregação de valor ao pescado, oferecendo meios de comercialização e dignidade aos pescadores artesanais da região. As indústrias naval e pesqueira são outro diferencial de nossa cidade, mas precisam de ações que alavanquem o crescimento, como o desassoreamento do canal em que certamente vamos atuar. E vamos também criar um polo cultural para o resgate de nossa história, explorando todo o potencial estudantil do Centro – adiantou Felipe.
À noite Felipe e Bruno estiveram mais uma vez em Icaraí interagindo com eleitores na Moreira César, terminando a sexta-feira percorrendo bares do Jardim Icaraí.