Felipe Peixoto visita municípios da Costa Verde

A Costa Verde recebeu, nos últimos dias 24 e 25 de maio, a visita do ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Felipe Peixoto, em um roteiro que começou em Mangaratiba e terminou em Angra dos Reis. Durante a viagem, Felipe se reuniu com representantes de diversos segmentos, especialmente o da pesca e aquicultura, área em que teve forte atuação entre 2011 e 2014, como secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

Em Angra, Felipe visitou a Cooperativa de Produtores da Pesca Propescar e a Colônia de Pescadores Z-17, sendo recebido pelo presidente Alexandre de Castro. Seguindo a agenda, o ex-secretário esteve no escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), por ele inaugurado em 2012.

– É muito bom retornar à essa região tão linda e promissora do nosso estado e poder ver inúmeros avanços resultantes de ações de fomento que implantamos – disse Peixoto.

Entre outros diversos encontros, Felipe esteve com o presidente da Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig), Carlos Kazuo, que destacou a importância da reestruturação da Fiperj promovida pelo ex-secretário para o desenvolvimento do setor na Costa Verde. “O escritório nos proporcionou assistência de profissionais, o monitoramento do cultivo com orientações e ainda o trabalho de extensão que permitiu a implantação de novas técnicas. Outro ganho foi a facilidade de acesso a linhas de crédito para maricultores licenciados”, comentou Kazuo.

O produtor lembrou também da atuação do ex-secretário em projetos que resultaram na liberação de recursos para a compra da balsa mecanizada que tem auxiliado no processo de produção e comercialização das vieiras, diminuindo o tempo de manejo e o esforço físico dos maricultores. Entre os benefícios trazidos aos produtores da Costa Verde, Kazuo destacou a assistência diferenciada da Fiperj que contribuiu para a associação participar de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), culminando na aquisição de equipamentos para laboratório de produção de peixes.

– O suporte foi imprescindível para nos dar caminhos que permitiram a obtenção de recursos do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura para a reprodução do bijupirá. Isso reduziu custos e nos deu mais garantias, pois antes precisávamos buscar alevinos no sul de São Paulo. Sem dúvida, projetos que contribuíram para o processo de reconhecimento da IG (Indicação Geográfica) em andamento que certificará as vieiras produzidas na Baía da Ilha Grande – adiantou Kazuo.

Outras conquistas expressivas – Além de inaugurar o escritório da Costa Verde, Felipe Peixoto entregou à Fiperj dois veículos para ampliar o atendimento a pescadores e aquicultores da região. Ainda pela Fundação, ele implantou dois importantes projetos: a Estatística Pesqueira do Rio de Janeiro, estudo inédito para nortear ações de melhorias no segmento, e o Projeto de Caracterização Socioeconômica da Pesca e da Aquicultura, primeiro censo pesqueiro fluminense.

A atuação de Felipe na região não se restringe ao setor da pesca. Em 2009, quando ainda era vereador em Niterói, ele anulou a cobrança de foro e laudêmio em todo o estado do Rio, beneficiando moradores de Angra e Mangaratiba. Em 2015, já como secretário de Saúde, promoveu ações como o mutirão de testagem rápida para HIV no Dia Mundial de Luta contra AIDS, contemplando moradores de Mangaratiba. Durante sua gestão, os municípios da Costa Verde também foram contemplados com veículos para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Angra dos Reis recebeu três veículos, Mangaratiba dois e Paraty outros dois.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM