Defesa Civil ganha destaque em reunião temática da construção do plano de governo do PSB Niterói

Prevenção esteve presente nas discussões de todos os grupos de trabalho

A Defesa Civil foi o tema da 13ª reunião da Agenda Niterói, estratégia do PSB para discutir com a população problemas e soluções que servirão de base para o programa de governo municipal do partido. O encontro foi nesta quinta-feira, dia 30, na Faculdade Maria Thereza (Famath), em São Domingos, onde a sociedade vem se reunindo em ricas discussões desde 7 de junho. Cerca de 40 pessoas, entre profissionais do Corpo de Bombeiros, médicos, professores e líderes comunitários e políticos, trataram em especial da necessidade de ações para prevenir ou mitigar os impactos causados por deslizamentos de terra em períodos chuvosos, evitando catástrofes como a do Morro do Bumba, que deixou 47 mortos em abril de 2010.

 O pré-candidato à prefeitura de Niterói e presidente do PSB no município, Felipe Peixoto, destacou a importância de se ter um encontro específico para o tema.

“Niterói possui uma geografia com montanhas, mar e rios que precisa de atenção. Não podemos contar apenas com a ajuda de São Pedro em épocas de chuva. Precisamos fazer a nossa parte para minimizar deslizamentos e salvar vidas”, disse.

O convidado da noite para fomentar as discussões foi o coronel do Corpo de Bombeiros Sérgio Simões. Também ex-secretário estadual de Defesa Civil, ele o militar elogiou a iniciativa de se trazer à luz um tema muitas vezes deixado de lado pelos governos.

– É um avanço significativo termos esse espaço. Infelizmente a Defesa Civil anda ao compasso das tragédias porque não tem a devida atenção do Executivo. É muito importante essa interação com as comunidades, pois as pessoas precisam saber e entender que vivem em áreas de risco para que tenham a capacidade de reagir. A questão da ocupação desordenada é antiga, já está enraizada culturalmente, sendo muito complicado eliminar esse risco em si, que seria com o reassentamento. Por isso temos que dispor de recursos tecnológicos para minimizá-lo – explicou o coronel Simões.

Problemas e soluções – Os participantes foram divididos em quatro grupos, apontando problemas como a falta de interlocução com outras pastas, principalmente Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente. Algumas das sugestões foram a criação de um aplicativo para informar o cidadão sobre o risco iminente; mapeamento, identificação e divulgação das áreas de risco; orientação técnica de arquitetura gratuita nas comunidades; ações de educação preventiva de combate ao risco; introdução à disciplina de Defesa Civil nas escolas; implantação de núcleos de Defesa Civil; e a desobstrução de rios e canais com a limpeza urbana eficiente.

O líder comunitário Tião Cidadão, atuante nas áreas de Segurança Pública e Defesa Civil, frisou a importância da capacitação e formação continuada de agentes nas comunidades. Ele também enfatizou a importância do debate deste tema que não entra em pauta e que os governos costumam ver como braço da Saúde, Urbanismo ou Meio Ambiente. “A Defesa Civil hoje não está no Plano Diretor da cidade. Precisamos mudar isso”, informou.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM