Governo do Estado já opera com Portal de Geoinformações

Iniciativa da Sedrap, ferramenta tem arquivos, mapas interativos e outras informações governamentais atualizadas

 O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, dia 2, o Portal de Geoinformações (PortalGeo), ferramenta que permite a visualização de ações, dados, projetos e demais informações públicas, com localização geográfica em mapas temáticos e interativos para download. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio Guanabara, onde foram assinados os Termos de Cooperação Técnica (TCT) pelos órgãos que tiveram participação no PortalGeo. Iniciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), o portal é o primeiro produzido exclusivamente pelo Estado a ser disponibilizado na internet.

 A apresentação do PortalGeo foi conduzida pelo subsecretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional, Carlos Krykhtine, que considerou o investimento como um cardápio de inspirações.

 – O objetivo é reunir em uma única ferramenta arquivos, mapas interativos e outras informações governamentais dos municípios e de todas as regiões do estado atualizadas, para que o usuário possa visualizar, consultar e fazer download. É um cardápio de inspirações para novos projetos – resumiu Krykhtine.

 O projeto ganhou vida na Sedrap, que adquiriu a plataforma tecnológica de geoprocessamento para a produção dos mapas interativos. No segundo momento, a Secretaria procurou o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) para a gestão e o armazenamento de dados, em um processo contínuo de atualização e segurança das informações do portal, que entra em operação já com dados de sete órgãos governamentais.

 O lançamento do PortalGeo foi formalizado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que oficializou o compartilhamento e a interoperabilidade da infraestrutura tecnológica e de serviços oferecidos pelo Sistema de Informações Geográficas (SIG), que permite planejar de forma integrada e estratégica as ações do Governo do Estado.

 Parcerias – Além da Sedrap e do Proderj, assinaram os Termos a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço (Sedeis); o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj); o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj); e Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio). O presidente do Proderj, Paulo César Coelho, falou da satisfação de atuar na base de um projeto diferenciado como o PortalGeo, que nasceu de um trabalho de integração e continuará assim, até mesmo por conta da complementação de dados. A parceria também foi destacada pelo secretário de Estado Felipe Peixoto.

 – O grande ganho desse projeto é justamente a integração. O PortalGeo é completo, e funciona como um importante recurso para o planejamento de projetos não só de órgãos públicos, mas de qualquer segmento da sociedade. Esse é um espaço para todos. Saibamos utilizá-lo – finalizou o secretário.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM