Sedrap revitaliza brinquedoteca em creche comunitária de Itaoca, em São Gonçalo

Fruto do projeto Cidade da Pesca, ação social beneficia 40 crianças

As 40 crianças de 2 a 5 anos que passam o dia no Centro Comunitário Batista Doce Lar, em Itaoca, São Gonçalo, receberam com muita alegria, nesta terça-feira, dia 1, a nova brinquedoteca da creche revitalizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Além da pintura das paredes, o espaço ganhou mais de 200 brinquedos recolhidos na campanha organizada pela Gerência Ambiental da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, a Fiperj, órgão vinculado à secretaria. A ação social já é resultado da Cidade da Pesca, projeto voltado para o reaquecimento da indústria pesqueira no estado e que será implantado na região, gerando pelo menos 10 mil empregos diretos.

 – Achei o máximo a brinquedoteca ter sido revitalizada. Esses brinquedos são indispensáveis para nossas crianças. E a Sara, como criança especial, precisa muito interagir. Isso foi mesmo um presente – comemora Gleice de Oliveira, mãe da pequena Sara de 3 anos, portadora de Síndrome de Down. 

Para uma das diretoras da creche, Selma da Rocha Cardoso, a ajuda é muito bem-vinda, principalmente porque a instituição não tem recursos para arcar com esse tipo de gasto. Os brinquedos serão utilizados no trabalho pedagógico ali realizado.

 – Estou achando tudo maravilhoso porque somos uma creche comunitária, e não contamos com recursos. Temos um convênio com a Prefeitura de São Gonçalo, mas é para o nosso funcionamento, como alimentação e pagamento das educadoras. Essa ajuda foi algo maravilhoso mesmo. E agora a gente vai poder fazer um trabalho pedagógico mais redirecionado com esses recursos físicos que são os brinquedos – disse a diretora.

A ideia da campanha surgiu durante a primeira visita que a gerente ambiental da Fiperj, Úrsula Hallais, e a assessora de captação de recursos da Sedrap, Paula Rocha, fizeram à creche por conta do projeto Cidade da Pesca. Além dos brinquedos, a Sedrap providenciou pintura, limpeza e arrumação da brinquedoteca.

 – Percebemos que faltava um espaço mais limpo, organizado e conservado para que as crianças pudessem aproveitar melhor o tempo na creche. Começamos pelos brinquedos para reforçarmos a importância do lúdico na construção do conhecimento. Mas já pensamos em uma campanha para recolhermos livros, que poderão servir para outras instituições – adianta Úrsula Hallais.

 A Cidade da Pesca – Idealizada pelo secretário de estado Felipe Peixoto, a Cidade da Pesca é um megaempreendimento de 630 mil metros quadrados que visa devolver ao Estado do Rio empresas do pescado que na década de 80, com a falta de investimentos no setor, migraram para o Sul do país. E o projeto vai começar com chave de ouro: terá como âncora a multinacional espanhola Jealsa-Rianxeira, primeira da Espanha, segunda da Europa e quarta do mundo no segmento de conserva de pescado. A holding vai instalar em 100 mil metros da Cidade da Pesca uma de suas 26 empresas, a Crusoe Foods, que tem sede no Chile e está presente com produtos em 23 países das américas. Só a Crusoe vai gerar mais de mil empregos, 80% para mulheres. Já oficializada por decreto do governador Sergio Cabral, a Cidade da Pesca deve começar a produzir até 2016. 

 Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM