Evento marca conclusão da expansão do programa contra o desperdício e de combate à fome da Ceasa-RJ

 O Governo do Estado concluiu na última segunda-feira, 31, com a implantação do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ na Região Serrana, a expansão desse programa contra o desperdício e de combate à fome, que chega agora a todos os mercados produtores do estado. Inaugurada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) no Mercado de Conquista, em Nova Friburgo, a unidade serrana atenderá 11 municípios dessa região: Teresópolis, Sumidouro, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Sapucaia, Cantagalo e Carmo.

 Lançado em 2011 no Mercado de Irajá, Zona Oeste do Rio, o Banco de Alimentos da Ceasa-RJ é um programa que beneficia 30 mil pessoas de mais de 150 instituições de todo o estado, operando como central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas em perfeita condição para o consumo. Desde o início deste ano, o programa foi levado a outras unidades da Ceasa: Mercado de Colubandê, em São Gonçalo; Mercado do Médio Paraíba, em Paty do Alferes; Mercado da Região Noroeste, em Itaocara; e Mercado da Região Norte, em São José de Ubá. A expansão do programa é resultado de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Sedrap, que tem a Ceasa-RJ em sua estrutura.

 Entre as instituições já cadastradas na Região Serrana estão a Apae de Nova Friburgo e a AFAP (Associação Friburguense de Amigos e Pais Excepcionais).

 – A Apae atende, hoje, 700 pessoas, sendo 125 crianças diariamente em tempo integral. As bolsas do Banco de Alimentos vão ser de extrema importância para dar um atendimento com maior qualidade. Estou muito feliz por estar presenciando esse momento – declarou a presidente da Apae de Nova Friburgo, Maria das Dores Melo Pacheco, que prestigiou a inauguração da unidade.

 Quem também esteve no evento foi a vice-prefeita e secretária-geral do Governo de Nova Friburgo, Grace Arruda. 

 – A inauguração deste Banco é um marco na história da Ceasa-RJ de Nova Friburgo porque além de beneficiar a agricultura familiar também beneficiará as entidades sem fins lucrativos que receberão as doações. Tenho certeza que será um lugar percursor de grandes ideias, investimentos e negócios no ramo da alimentação, em função da fartura que temos em nossa região – disse a vice-prefeita.

 O mercado da Região Serrana fica na localidade de Conquista, no quilômetro 47,5 da RJ-130 (Rodovia Friburgo-Teresópolis). Instituições interessadas em se cadastrar devem encaminhar ofício à presidência da Ceasa-RJ com cópias dos documentos necessários. Mais informações no telefone 2333-8228.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

6 − 5 =

Fechar Menu