Unidade vai atender 9 municípios da Região Metropolitana

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) inaugura às 11h desta quinta-feira, 20, em Duque de Caxias, mais um escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Segunda da Região Metropolitana (a primeira fica na sede da Fundação, no Centro de Niterói), a nova unidade vai atender a pescadores e produtores rurais de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Queimados e Japeri, além de profissionais da cidade do Rio de Janeiro. 

 Implantado na Rua Ailton da Costa, 115, sala 606, no Centro, o escritório de Caxias é um dos sete que a Secretaria espera implantar até abril, graças à ampliação do quadro da Fiperj (de 41 para 91 cargos de nível superior) garantida pela Lei nº 6689/14. As vagas são para extensionistas (33), técnicos de recursos pesqueiros (10) e pesquisadores (7), e estão sendo preenchidas com aprovados no concurso de 2012. À frente da Sedrap que tem a Fundação em sua estrutura, o secretário de Estado Felipe Peixoto fala dos benefícios que a ampliação trará para a assistência prestada a pescadores e produtores.

 – Encontramos uma Fundação com 23 anos de existência, mas tendo apenas 41 cargos de nível superior e somente três unidades além da sede. Passados três anos de trabalho intenso da Sedrap, conseguimos reerguer a Fiperj, que vive um momento rico de crescimento e tem hoje 17 unidades, com condições de prestar assistência a profissionais de todo o estado. Sem dúvida, os escritórios regionais são fundamentais para a expansão das ações de pesquisa e apoio a pescadores e produtores rurais – comemora o secretário. 

 Crescimento – Até ano passado, a Fundação contava com a sede no Centro de Niterói (hoje o Escritório Regional Metropolitano) e operava precariamente com um centro de pesquisa em Guaratiba e duas unidades de produção de peixes no interior: Cordeiro e Rio das Flores. Com o concurso público de 2012, vieram no ano passado um escritório na Costa Verde (Angra dos Reis), um na Região Noroeste (Santo Antônio de Pádua) e outro no Norte (Campos). E agora, com a ampliação do quadro funcional, a Secretaria iniciou em fevereiro a implantação de seis novos escritórios. Já foram inaugurados os do Médio Paraíba (em Piraí)) e do Centro-Sul Fluminense (Miguel Pereira). Depois de Caxias, será a vez das unidades da Região Serrana (em Nova Friburgo), do Norte (em Macaé), e do Noroeste (Itaperuna). A Baixada Litorânea, que hoje atende em uma pequena sala de Cabo Frio, também poderá ganhar sede própria nos próximos dias.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Deixe uma resposta

4 + 19 =

Fechar Menu