Calendário de Comercialização de Hortifrutícola já está disponível no site da Ceasa-RJ

Com dados sobre safra e entressafra de produtos, ferramenta é aliada da dona de casa

A Ceasa-RJ lançou nesta terça-feira, dia 18, durante a 26ª Super Rio Expofood, no Riocentro, o Calendário de Comercialização de Hortifrutícolas com informações de safra e entressafra de mais de 50 produtos. Nele, é possível acompanhar a oferta de frutas, legumes e verduras ao longo de todo o ano, identificando as épocas mais favoráveis para o plantio, comercialização e consume. Já disponível no link “Consulta” do site www.ceasa.rj.gov.br, o Calendário é mais uma ferramenta aliada da dona de casa, que seguindo as orientações pode economizar até 20% por mês nesses produtos.

 – O Calendário traz ganhos para todos da cadeira alimentar. Ele ajuda o produtor a programar suas lavouras; o comerciante a oferecer produtos de mais qualidade e com menores preços; e o consumidor a economizar e ainda manter uma dieta saudável – comemora o secretário de Estado Felipe Peixoto, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). 

 Quem gostou da novidade foi o técnico em confeitaria e panificação Ivanildo dos Santos Carvalho, presente ao evento que reúne anualmente empresários e profissionais do setor de alimentos. Há 28 anos na área, ele disse que aproveita os produtos da safra para produzir festivais de bolos temáticos.

 – Sempre fiz isso, mas nunca contei com um material para me orientar. Acho de grande valia este Calendário, não apenas para meu público, mas para o consumidor em geral, que pode explorar melhor os produtos que têm uma demanda maior, e assim economizar.

 Onde encontrar – Além do site e de todos os mercados produtores da Ceasa-RJ (em Irajá, São Gonçalo, Nova Friburgo, Paty do Alferes, São José de Ubá e Itaocara), o Calendário estará em breve à disposição em supermercados. O projeto foi desenvolvido com a participação da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj); da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri); e da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj). Para facilitar, o Calendário classifica como “fraco”, “regular” ou “forte” a oferta mensal de cada produto, indica o melhor período para a comercialização.

 – Trata-se de uma ferramenta muito importante para todos os envolvidos no setor de abastecimento. O Calendário permite a escolha de produtos da época e a compra de alimentos diversificados com preços mais acessíveis – explica Sérgio Marcolini, presidente da Ceasa-RJ.

Safra e entressafra – Em março, por exemplo, o consumidor deve dar preferência a repolho, chicória, abóbora, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, quiabo, aipim, cenoura, abacate, banana nanica, goiaba, laranja natal, limão taiti, maçã nacional, melancia, pinha e uva Itália. Entre os produtos a serem evitados estão espinafre, jiló, tomate, vagem, batata doce, abacaxi, laranja lima, mamão havaí, melão, morango, tangerina, pêssego e uva rosada. Todos esses dados fazem parte do levantamento feito por técnicos da Divisão Técnica da Ceasa-RJ (órgão vinculado à Sedrap), que consideraram para a elaboração do Calendário as quantidades ofertadas por produtores do Rio de Janeiro e de outros estados fornecedores da Ceasa de 2003 a 2012.

 Aylton Fornari, presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), classificou o Calendário como uma prestação de serviço ao consumidor. “O material orienta na alimentação da família e pode ajudar consumidores a ter uma economia de até 20%”. 

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM