Secretário declara que município ganhará escritório da Sedrap e da Fiperj

 O secretário de Estado Felipe Peixoto esteve presente, na manhã desta quarta, dia 30/10, na abertura do 7º Festival da Truta de Nova Friburgo – um dos eventos mais importantes da Região Serrana. Pela terceira vez o evento conta com apoio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Sedrap, e de sua vinculada, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj.

O evento vai acontecer durante todo o mês de novembro e tem a participação de 65 restaurantes, hotéis e pousadas do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra, Três Picos e Lumiar, que oferecem pratos feitos com o pescado, especialmente preparados para o cardápio do festival.

A realização do Festival é do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau (NFCVB) e tem como presidente, Flávio Stern, que foi o primeiro a discursar na abertura. Ele frisou que o objetivo é também envolver todo empresariado do município, desenvolvendo a economia e o turismo local.

Durante a abertura, Felipe Peixoto anunciou em primeira mão que Nova Friburgo terá um Escritório Regional da Sedrap e outro da Fiperj.

– Sentimos a necessidade de dividir o Centro-Norte da Região Serrana. Falei com o governador Sérgio Cabral e ele já me autorizou a convocar mais 39 concursados. Com isso poderemos abrir novas sedes, e prestar assistência ainda mais perto dos produtores desta região, explicou o secretário de Estado.

Em sua fala, Felipe agradeceu às empresas que apoiam e às que realizam o evento; agradeceu também às autoridades municipais envolvidas nessa realização, e deixou uma proposta ao prefeito, que foi representado pela vice-prefeita de Nova Friburgo, Grace Arruda: fazer uma parceria com a secretaria para incluir o pescado na merenda escolar.

-Nós já temos parceria com outras prefeituras: 30% da merenda escolar tem que ser da agricultura familiar, e é possível a gente ter o pescado na merenda. – concluiu.

A vice-prefeita Grace agradeceu aos empresários, donos de restaurantes, produtores e iniciativas privadas que contribuíram para a realização do evento. Agradeceu também ao secretário Felipe Peixoto e concordou com a ideia de inserir a truta na merenda escolar.

– Com a secretaria aqui no nosso município teremos mais gente trabalhando para que a truta seja popularizada; A truta não pode ser elitizada, mas tem que ser do ‘povão’ também. –concluiu ela.

A abertura contou com a presença do subsecretário de Pesca e Aquicultura da Sedrap, Marco Botelho; do coordenador Regional da Sedrap, Nain Rocha; do diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira; de técnicos do escritório regional da Fiperj; do diretor da Águas Nova Friburgo, Cristian Portugal; da presidente da Colônia de Pescadores Z-20, Virgimar Cler; vereadores e secretários municipais, entre outros parceiros e entidades do setor. Entre os apoiadores estavam, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – Acianf; o SENAC, Auto Viação 1001, FAOL, SEBRAE, Cadima Shopping, SINDVEST e Associação dos Truticultores da Serra.

Durante o evento, que começa efetivamente nesta sexta, além das feiras gastronômicas, exposições de fotografia e workshops que terão como tema a truta, serão oferecidas oficinas gratuitas aos visitantes nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, pelo projeto Mão na Massa.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

quinze + 2 =

Fechar Menu