CEASA-RJ busca experiências para implantar Banco de Caixas

Objetivo é substituir as caixas de madeira utilizadas na CEASA-RJ por caixas plásticas em 2012.

A proposta de criar um Banco de Caixas para alugar, receber, higienizar, estocar e entregar embalagens plásticas padronizadas dentro das normas exigidas pela lei foi tema de um encontro entre o presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, com representantes da empresa que implantou a Central de Higienização de Caixas Plásticas da CeasaMinas no dia 26 de dezembro.

O modelo de estocagem é uma das experiências que o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e o presidente da CEASA-RJ conheceram durante visita à CeasaMinas em setembro.

O objetivo é implantar um Banco de Caixas semelhante na Unidade Grande Rio. O novo serviço vai gerar inúmeros benefícios do produtor ao consumidor final e também para o meio ambiente.

“Aproveitamos esse encontro para discutir a questão operacional e técnica para a implantação. E nossa primeira preocupação será encontrar uma área disponível. Se trata de um desafio nosso avançar na questão das embalagens. Não temos mais tempo a perder nesse assunto”, disse Leonardo Brandão.

O projeto mineiro busca se adequar à Instrução Normativa 009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que, segundo o texto, as embalagens destinadas ao acondicionamento de produtos hortícolas in natura devem ser descartáveis (madeira e papelão) ou retornáveis – caso em que elas devem ser higienizadas.

“Pretendemos substituir as caixas de madeira utilizadas na CEASA-RJ por caixas plásticas já em 2012. O novo material aumenta a segurança alimentar, evita a contaminação cruzada, reduz os custos de produção e preserva o meio ambiente”, garante o secretário Felipe Peixoto.

Ascom CEASA-RJ

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 15 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo