Felipe Peixoto prestigia lançamento de livro do Instituto Vital Brazil

Obra conta a história do instituto desde sua fundação até a atualidade

O deputado estadual e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou hoje, dia 20, do lançamento do livro “Documentos contam a história do Instituto Vital Brazil” na sede da entidade, em Niterói. A obra é resultado de um trabalho de recuperação da memória do instituto através de pesquisa em acervo próprio e da busca por outros documentos históricos.

Durante toda a manhã, houve uma exposição de fotografias e objetos antigos que fazem parte da história do IVB e de seu criador Vital Brazil Mineiro da Campanha. Ao final da cerimônia, houve uma sessão de autógrafos dos autores. Todos os funcionários do instituto receberam um exemplar.

A publicação retrata a evolução do IVB desde sua fundação em 1919 até 2010 com uma abordagem multidisciplinar. Os capítulos tratam de história, arquitetura, pesquisa científica e estratégia de negócios do instituto.

A ideia de produzir um livro sobre a história do Instituto surgiu quando o atual presidente da entidade, Antônio Werneck de Castro, descobriu que a integrante do jurídico, Fátima Maia, guardava os documentos do IVB preocupada que se perdessem ou deteriorassem. Começou, então, um esforço conjunto de vários funcionários para a reunião e organização dos registros históricos.

“Documentos contam a história do Instituto Vital Brazil” foi escrito por Érico Vital Brazil (neto de Vital Brazil), Fátima Maia, Fábio Bittencourt, Luis Eduardo Cunha, Marcus Vinicius Maia, Regina Célia Silva e Rui Erthal. A obra foi financiada com recursos do próprio IVB e pela Faperj.

“Este livro é uma contribuição para as futuras gerações. E essa é a oportunidade ideal para agradecer a escolha de Vital Brazil por Niterói para se estabelecer e iniciar um trabalho relevante para o Brasil e para o mundo. O instituto se tornou tão importante para o município que deu nome ao bairro onde está localizado”, afirma o deputado Felipe Peixoto.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. O IVB é uma empresa pública de ciência, pesquisa, inovação e fabricação de produtos, respeitada nos cenários nacional e internacional. Está entre os 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Por Carolina Bittencourt

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM