Petrobras assina contratos para obras do Comperj e convênio para recomposição vegetal

Secretário Felipe Peixoto acredita que estes convênios são fundamentais para o desenvolvimento da Região Leste Fluminense

A Petrobras acaba de assinar dois contratos para obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e um convênio para produção de mudas no Horto do Jardim Botânico de Niterói, destinadas à recomposição vegetal na área de influência do empreendimento.

O contrato com a empresa Jaraguá prevê, entre outras atividades, a execução dos serviços de elaboração do projeto executivo, construção civil e montagem eletromecânica das interligações, subestações e do sistema de combustão de vapores para a área de tancagem do Comperj.

Serão executadas as interligações de 49 tanques, cinco vasos, seis esferas, além de quatro subestações. Serão utilizados na construção e montagem, no total, aproximadamente 4.200 toneladas de tubulação, 40 mil metros cúbicos de concreto para as estruturas e 730 km de cabos elétricos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 900 dias corridos.

O outro documento, assinado com a empresa Egesa, destina-se à execução dos serviços de construção civil da via de acesso para transporte dos equipamentos especiais do Comperj. A via de acesso terrestre possui extensão aproximada de 18 km, dos quais aproximadamente 14 km no município de São Gonçalo e cerca de 4 km em Itaboraí. O objetivo principal dessa contratação é possibilitar o transporte de equipamentos com pesos e dimensões especiais, desde o píer, que será construído na Praia da Beira, localizada em São Gonçalo, até a Rodovia BR-493, em Itaboraí.

A assinatura do contrato da via de acesso complementa a implantação da solução definitiva para transporte dos equipamentos especiais ao Comperj, composta também pelo píer e sua retroárea, cuja execução foi contratada em 9 de dezembro. O prazo contratual para a realização dos serviços é de 480 dias corridos.

Convênio prevê produção de 750 mil mudas no Horto

Mantendo seu compromisso de atuar com responsabilidade socioambiental, a Petrobras celebrou um convênio com a Sociedade dos Amigos do Jardim Botânico de Niterói (Samjarboni), que vai apoiar o Horto do Jardim Botânico de Niterói na produção de 750 mil mudas de espécies arbóreas a serem destinadas à recomposição vegetal da área de influência do Comperj.

O Jardim Botânico de Niterói é vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro. Participaram da cerimônia, na tarde desta terça-feira, 20/12, os secretários de estado Christino Áureo, de Agricultura e Pecuária, Felipe Peixoto, de Desenvolvimento Regional, Rodrigo Neves, de Assistência Social, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o coordenador geral do Jardim Botânico de Niterói, Leonardo Reis.

“A Petrobras mais uma vez reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. Estes convênios assinados impulsionam o desenvolvimento da Região Leste Fluminense. Quem ganha é a população”, afirma o secretário Felipe Peixoto.

A parceria prevê a realização de obras civis para ampliação do viveiro atual do Jardim Botânico de Niterói, com criação de setor administrativo, zona de serviço, área de carga e descarga e um viveiro de mudas de aproximadamente 750 metros quadrados e capacidade produtiva de até 40 mil unidades por mês. Também serão implementadas atividades de educação ambiental, tais como: visitas guiadas às instalações do Jardim Botânico e exposições temáticas. Estão previstas ainda pesquisas científicas relacionadas à diversidade e à preservação das espécies nativas da Mata Atlântica, que possibilitarão a reativação do herbário do Jardim Botânico de Niterói.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM