Possibilitará o controle sincronizado dos tempos dos sinais
A equipe de manutenção semafórica da Nittrans está fazendo a troca de colunas e cordoarias antigas por novas estruturas em 26 cruzamentos de ruas e em seis travessias de pedestres, o que possibilitará o controle sincronizado dos tempos dos sinais de trânsito, a partir do Centro de Controle Operacional (CCO) situado na sede da Nittrans, na Rodoviária Roberto Silveira, Centro de Niterói.
Os sinais da rua Dr. Mario Vianna serão sincronizados com a Rua Pe. Frane Lana, Travessa Santa Rosa do Viterno, Rua Santos Moreira, Colégio Guilherme Briggs, Travessa Beltrão e Travessa Santa Maria além de quatro outros que já operam naquela via.
Além da melhor adequação dos tempos dos sinais, de acordo com horário e o sentido do fluxo do trânsito, o controle à distância possibilita detectar, imediatamente, qualquer alteração ou falha no sistema, e adotar providências imediatas para reposição e reparo, como já acontece nos principais corredores da Cidade; Alameda São Boaventura e Avenida Roberto Silveira, por exemplo.
A modernização da sinalização semafórica chegou à Região Oceânica no inicio do ano com a substituição das colunas e controladores, cabos e blocos semafóricos ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes que liga Itaipu ao Largo da Batalha.
Praça do Barreto com nova sinalização
A reforma do sistema de sinalização semafórica junto à Praça Enéas de Castro, no Barreto, também foi feita este ano com a instalação de coluna, bloco e máquina, em substituição ao equipamento tipo cordoalha que operava no local. A mudança acarretará melhoria na segurança de motoristas e pedestres, com aumento da visibilidade, e de fluidez do trânsito, com maior eficiência do controle dos tempos dos sinais luminosos.
Onda Verde na Região Oceânica
Seguindo sugestões do deputado Felipe Peixoto, a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), instalou dispositivos de sincronização nos sinais da Estrada Francisco da Cruz Nunes, do trecho do Supermercado Real até a padaria Versalles.
O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito, a partir do momento que evita que o motorista perca tempo parando de sinal a sinal, já que todos dentro do trecho mencionado funcionarão simultaneamente.