Projeto de parque marinho conta com apoio da Fiperj
Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou nesta quinta-feira, (08/12) da inauguração o Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal dos Corais em Búzios. O espaço tem como finalidade promover a educação ambiental, apresentando ao público o resultado das ações realizadas para a preservação do recife de coral no parque marinho. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras.
O Governo do Estado, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), é parceiro do projeto e atua na capacitação em educação ambiental dos professores das redes pública e privada do município de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Este ano, cerca de 50 educadores receberam aulas de conscientização sobre a importância do ambiente marinho para o ecossistema e conheceram os benefícios da atividade da aquicultura para a geração de emprego e renda na região.
“Búzios é uma cidade com forte ligação com o mar. A primeira atividade econômica da cidade foi a pesca. Hoje é o turismo. Este centro vai permitir aos habitantes da região e, principalmente, aos turistas conhecerem um pouco mais sobre essa riqueza presente no fundo do mar até então desconhecida. Vai mostrar como é importante preservar também o ambiente marinho”, afirma o secretário Felipe Peixoto.
Estiveram presentes à cerimônia de inauguração o prefeito, Mirinho Braga, o gerente de comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincon Weinhardt, o coordenador Nacional do projeto Coral Vivo, Clóvis Castro, e o deputado estadual Jânio Mendes.
O Parque Natural Municipal dos Corais foi criado em 2009 por decreto municipal. A unidade de conservação de 26 hectares está localizada entre a Praia João Fernandes e a Praia da Tartaruga. As atividades de preservação ambiental e administração do centro de visitantes estão sob a responsabilidade do projeto Coral Vivo.
“O centro de visitantes completa o trabalho iniciado no parque através da conscientização ambiental. Búzios possui corais raríssimos que precisam ser preservados. Mas devemos educar a população e os nossos visitantes para respeitarem esse patrimônio ambiental. Búzios faz parte do turismo internacional e devemos dar o exemplo”, explica o prefeito de Búzios Mirinho Braga.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional