Felipe Peixoto visita Noroeste Fluminense

Inspeciona obras de entreposto pesqueiro em Laje do Muriaé e estende visita a Italva e Miracema

Está na reta final a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado da Região Noroeste em Laje do Muriaé. A obra, que está sendo executada numa parceria entre o município e o Governo Estadual através do programa “Somando Forças”, recebeu a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, na terça-feira (16).

O novo entreposto pesqueiro conta com o apoio técnico da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a previsão é que esteja concluído até o fim de 2011. O investimento é de aproximadamente um milhão de reais. A unidade terá capacidade de processar cerca de uma tonelada de pescado ao dia e parte da produção será adquirida pela própria Prefeitura de Laje de Muriaé que pretende inserir o peixe na merenda escolar das escolas municipais.

“A parceria com o Governo do Estado foi fundamental para a construção desse entreposto. É a realização de um sonho da comunidade de Laje de Muriaé e toda região”, afirmou o prefeito José Eliezer Tostes Pinto.

Segundo o secretário, a iniciativa vai dinamizar a atividade pesqueira da região, uma vez que o pescado será beneficiado no próprio Estado. “Com essa unidade de beneficiamento, os pescadores do noroeste fluminense terão onde escoar sua produção que atualmente é vendida para Minas Gerais a um valor muito baixo. Aqui, o pescado será processado e comercializado a um preço justo para o pescador. E o principal: dentro do próprio Estado do Rio”, garante Felipe Peixoto.

Além das obras na unidade de beneficiamento de pescado, Felipe Peixoto conheceu o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante de Laje do Muriaé acompanhado do prefeito José Eliezer. Os gestores avaliaram a possibilidade de nova parceria voltada para o curso de culinária onde seriam ensinados pratos utilizando o pescado da região.

 

Felipe Peixoto e prefeitos de Italva e Miracema estudam parceria para piscicultura

Os investimentos na piscicultura também poderão ser estendidos aos municípios de Italva e Miracema. Durante visita à Italva, o secretário de Estado Felipe Peixoto comprometeu-se com o prefeito Joelson Gomes Soares a enviar técnicos da Fiperj para realizar um levantamento de todos os tanques de aquicultura existentes na cidade e ouvir a demanda dos pescadores.Em Miracema, o prefeito Ivany Samel levou o secretário para conhecer os tanques da prefeitura para reprodução de alevinos de tilápia. A Companhia Miracema é responsável por produzir aproximadamente 120 mil alevinos por ano. Felipe Peixoto afirmou que a Fiperj irá estudar as necessidades do empreendimento e os termos de uma possível parceria.

Ascom Sedrap

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM