Artesanato em Movimento participa do Salão de Turismo 2013

Projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional apresenta produtos de artesãos do Estado

Brincos, colares e outros acessórios produzidos a partir da escama da tainha e corvina foram alguns dos produtos expostos e comercializados no estande da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), no Salão Estadual do Turismo 2013, que começou nesta sexta-feira, 22, e vai até domingo, 24, no Caminho Niemeyer. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, o evento comemora sua terceira edição, mas acontece pela primeira vez em Niterói, com estimativa de receber até 50 mil visitantes.

A artesã Edwiges Pereira, de 41 anos, conta que participar de um evento de grande porte como o Salão de Turismo é uma ótima oportunidade de ser conhecida pelo seu trabalho.

– Os colares, brincos, arcos de cabelo, pulseiras e tantos acessórios que produzimos são feitos com muito. Nos dá muito prazer saber que conseguimos transformar em arte, a escama do peixe, que na maioria das vezes é descartada. Já recebemos pedidos de encomendas, e fizemos algumas boas vendas. É gratificante, conta Edwiges que divide com a sócia Marilene Cavalcanti, 41, os louros do sucesso do primeiro dia do Salão.

Edwiges e Marilene são da Associação dos Maricultores de Cabo Frio e têm no artesanato o complemento da renda familiar. A dupla está cadastrada para participar da Feira do Lavradio. A participação da Sedrap no Salão de Turismo faz parte do projeto “Artesanato em Movimento”, recentemente iniciado com intuito de levar artesãos de todo o Estado para expor e comercializar a produção, na mais tradicional feira da cidade do Rio de Janeiro. A inauguração foi no último dia 2 de novembro, com criações da Associação Mulheres do Salgueiro, de São Gonçalo, que também vai dividir o estande no Salão de Turismo com artesãos dos Ceramistas de Friburgo.

O secretário de Estado Felipe Peixoto prestigiou o primeiro dia do Salão e destacou a importância do projeto no sentido de permitir que artesãos ligados à pesca possam mostrar os trabalhos diferenciados e criativos que produzem.

– A ideia do projeto Artesanato em Movimento é divulgar um pouco do muito de arte que é produzida no Estado tendo como matéria-prima produtos artesanais feitos da escama de tainha, corvina e outros pescados, por exemplo, e poder abrir mais frentes de trabalho para os artesãos”, explicou o secretário.

Salão de Turismo – Além de possibilitar que milhares de visitantes conheçam os atrativos e os produtos turísticos do Estado, o Salão Estadual de Turismo 2013 proporciona ao público a experiência de conhecer os requintes do artesanato, a tradição folclórica e contemporânea das produções culturais e a gastronomia típica de 92 municípios do Estado.

O evento conta com parceria da Niterói Empresa de Lazer e Tursimo (Neltur), da Prefeitura de Niterói, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Sebrae-RJ e Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outras instituições do setor. 

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo