Artesanato em Movimento participa do Salão de Turismo 2013

Projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional apresenta produtos de artesãos do Estado

Brincos, colares e outros acessórios produzidos a partir da escama da tainha e corvina foram alguns dos produtos expostos e comercializados no estande da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), no Salão Estadual do Turismo 2013, que começou nesta sexta-feira, 22, e vai até domingo, 24, no Caminho Niemeyer. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, o evento comemora sua terceira edição, mas acontece pela primeira vez em Niterói, com estimativa de receber até 50 mil visitantes.

A artesã Edwiges Pereira, de 41 anos, conta que participar de um evento de grande porte como o Salão de Turismo é uma ótima oportunidade de ser conhecida pelo seu trabalho.

– Os colares, brincos, arcos de cabelo, pulseiras e tantos acessórios que produzimos são feitos com muito. Nos dá muito prazer saber que conseguimos transformar em arte, a escama do peixe, que na maioria das vezes é descartada. Já recebemos pedidos de encomendas, e fizemos algumas boas vendas. É gratificante, conta Edwiges que divide com a sócia Marilene Cavalcanti, 41, os louros do sucesso do primeiro dia do Salão.

Edwiges e Marilene são da Associação dos Maricultores de Cabo Frio e têm no artesanato o complemento da renda familiar. A dupla está cadastrada para participar da Feira do Lavradio. A participação da Sedrap no Salão de Turismo faz parte do projeto “Artesanato em Movimento”, recentemente iniciado com intuito de levar artesãos de todo o Estado para expor e comercializar a produção, na mais tradicional feira da cidade do Rio de Janeiro. A inauguração foi no último dia 2 de novembro, com criações da Associação Mulheres do Salgueiro, de São Gonçalo, que também vai dividir o estande no Salão de Turismo com artesãos dos Ceramistas de Friburgo.

O secretário de Estado Felipe Peixoto prestigiou o primeiro dia do Salão e destacou a importância do projeto no sentido de permitir que artesãos ligados à pesca possam mostrar os trabalhos diferenciados e criativos que produzem.

– A ideia do projeto Artesanato em Movimento é divulgar um pouco do muito de arte que é produzida no Estado tendo como matéria-prima produtos artesanais feitos da escama de tainha, corvina e outros pescados, por exemplo, e poder abrir mais frentes de trabalho para os artesãos”, explicou o secretário.

Salão de Turismo – Além de possibilitar que milhares de visitantes conheçam os atrativos e os produtos turísticos do Estado, o Salão Estadual de Turismo 2013 proporciona ao público a experiência de conhecer os requintes do artesanato, a tradição folclórica e contemporânea das produções culturais e a gastronomia típica de 92 municípios do Estado.

O evento conta com parceria da Niterói Empresa de Lazer e Tursimo (Neltur), da Prefeitura de Niterói, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Sebrae-RJ e Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outras instituições do setor. 

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM