Governo do Estado inaugura píer em São Gonçalo

Nova ponte de atracação e câmara frigorífica foram entregues hoje pela manhã na comunidade pesqueira do Gradim

Principal ponto de desembarque de pesca artesanal da Baía de Guanabara, o Gradim, no município de São Gonçalo, recebeu hoje do Governo do Estado uma nova ponte de atracação para os barcos pesqueiros e uma câmara frigorífica. O vice-governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, entregaram os equipamentos em cerimônia realizada pela manhã.

Cerca de 800 pescadores serão beneficiados pela obra de recuperação e ampliação do antigo píer construído pela Secretaria de Estado de Obras a um custo de dois milhões e setecentos mil reais. Números recentes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) indicam que são desembarcados por mês, no local, 16 toneladas de pescado.

O Píer Cícero Gueiros, uma homenagem ao antigo presidente da Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências (Apelga) falecido em 2008, era uma demanda antiga dos profissionais da pesca que por anos trabalharam com uma estrutura precária.

“Esta obra reflete o nosso compromisso com a atividade pesqueira do Estado. Entendemos que, como os outros setores da economia, este também é importante. Emprega milhares de pessoas. Nós vamos continuar apoiando e defendendo os interesses desses trabalhadores”, garantiu Luiz Fernando Pezão.

Com capacidade de armazenamento para quatro toneladas de pescado, uma câmara frigorífica foi cedida à Apelga pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional objetivando aumentar a durabilidade do excedente de produção e reduzir o desperdício.

“Agradeço o vice-governador Pezão que abraçou este projeto. O Gradim é um dos 200 pontos de desembarque de pescado do Estado e importante polo de pesca artesanal tendo a tainha o principal produto comercializado. Pretendemos realizar aqui, em breve, uma nova etapa do programa de requalificação urbana de comunidades pesqueiras, já em andamento nas regiões de Itaipu e Jurujuba em Niterói”, observou o secretário Felipe Peixoto.

Participaram do evento o presidente da Fiperj, Marco Botelho, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, a deputada federal Solange Almeida, o deputado federal Rodrigo Bethlem e o presidente da Apelga, Paulo Fernando Caldas da Silva.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − 1 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo