Centro de formação de pescadores é inaugurado em Atafona

Secretário Felipe Peixoto, e o presidente da Fiperj, Marco Botelho, participaram do evento

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, prestigiaram, no dia 19, a inauguração do Centro de Formação de Pescadores de Atafona João Pereira, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. O Centro é uma iniciativa da colônia Z-2 e foi viabilizada em parceria com a empresa LLX e o Instituto Federal Fluminense.

Felipe Peixoto e Marco Botelho conferiram as novas instalações e elogiaram a criação de mais um espaço para treinamento e qualificação profissional do pescador fluminense. “É com muita alegria que acompanho a realização deste sonho. Os pescadores terão cursos de elétrica, motores, entre outros que trarão, além da qualificação, dignidade na vida desses pescadores e sua família”, declarou o secretário de Estado Felipe Peixoto. O secretário ressaltou ainda o apoio do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e da LLX ao projeto.

Homenageado na inauguração por representantes da LLX, o presidente da colônia Z-2, Willian Pereira, disse estar orgulhoso do Centro levar o nome de seu pai e que essa conquista é fruto de muito trabalho. “São 12 anos dedicados a essa entidade. Agora os pescadores têm uma casa onde podem se qualificar. Pescador não precisa de salário, só precisa de apoio e parceria”, concluiu Willian, nitidamente emocionado.

O presidente da Fiperj explicou que a Fundação tem total interesse em estar presente nesse espaço junto ao pescador. “Estamos instalados nessa região desenvolvendo importantes ações, como a estatística pesqueira. Queremos nossos funcionários na ponta, trabalhando diretamente com os pescadores e dando todo apoio necessário. Esse é o nosso foco e uma prioridade para o secretário de Estado, Felipe Peixoto”, explicou Marco Botelho.

A Fiperj também é parceira da colônia de pesca Z-2 e está presente no Norte Fluminense desenvolvendo vários projetos para benefício da comunidade pesqueira local. Entre as principais ações estão o levantamento dos dados de produção pesqueira, entrevistas para recolhimento de documentos e emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf, assistência técnica às comunidades tradicionais (associações e colônias) e elaboração do projeto de adequação da Arte Peixe, que foi contemplada com recursos da LLX.

Estiveram presentes ao evento a prefeita de Barra de São João, Carla Machado; o chefe de gabinete da Fiperj, Benito Igreja; o gerente de segurança, meio ambiente e saúde da LLX, Edmar Borralho; o subsecretário de pesca do município, Eleílton Meireles; o presidente da câmara de vereadores, Aloísio Siqueira; a vereadora Soninha Pereira, representantes do Instituto Federal Fluminense e pescadores com seus familiares.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM