Governo do Estado inaugura píer em São Gonçalo

Nova ponte de atracação e câmara frigorífica foram entregues hoje pela manhã na comunidade pesqueira do Gradim

Principal ponto de desembarque de pesca artesanal da Baía de Guanabara, o Gradim, no município de São Gonçalo, recebeu hoje do Governo do Estado uma nova ponte de atracação para os barcos pesqueiros e uma câmara frigorífica. O vice-governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, entregaram os equipamentos em cerimônia realizada pela manhã.

Cerca de 800 pescadores serão beneficiados pela obra de recuperação e ampliação do antigo píer construído pela Secretaria de Estado de Obras a um custo de dois milhões e setecentos mil reais. Números recentes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) indicam que são desembarcados por mês, no local, 16 toneladas de pescado.

O Píer Cícero Gueiros, uma homenagem ao antigo presidente da Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências (Apelga) falecido em 2008, era uma demanda antiga dos profissionais da pesca que por anos trabalharam com uma estrutura precária.

“Esta obra reflete o nosso compromisso com a atividade pesqueira do Estado. Entendemos que, como os outros setores da economia, este também é importante. Emprega milhares de pessoas. Nós vamos continuar apoiando e defendendo os interesses desses trabalhadores”, garantiu Luiz Fernando Pezão.

Com capacidade de armazenamento para quatro toneladas de pescado, uma câmara frigorífica foi cedida à Apelga pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional objetivando aumentar a durabilidade do excedente de produção e reduzir o desperdício.

“Agradeço o vice-governador Pezão que abraçou este projeto. O Gradim é um dos 200 pontos de desembarque de pescado do Estado e importante polo de pesca artesanal tendo a tainha o principal produto comercializado. Pretendemos realizar aqui, em breve, uma nova etapa do programa de requalificação urbana de comunidades pesqueiras, já em andamento nas regiões de Itaipu e Jurujuba em Niterói”, observou o secretário Felipe Peixoto.

Participaram do evento o presidente da Fiperj, Marco Botelho, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, a deputada federal Solange Almeida, o deputado federal Rodrigo Bethlem e o presidente da Apelga, Paulo Fernando Caldas da Silva.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM