Blog

Projeto de Recifes Artificiais em Piratininga volta a ser debatido

Ontem, 05, participei de uma reunião no Colégio Itapuca, organizada pela Prefeitura de Niterói, com objetivo de propor alternativas para a recuperação do calçadão de Piratininga.
Fico feliz que esse seja mais um dos tantos assuntos que trago desde meu mandato de vereador, que viram pauta da Prefeitura e torço para que sejam definitivamente resolvidos.

Recifes Artificias foi apresentado em Audiência Pública em 2010

Quando ainda era vereador em Niterói, no ano de 2010 apresentei o Projeto dos Recifes Artificiais que foi apresentado e debatido em Audiência Pública, convocada por mim, na Câmara Municipal, com a proposta de buscar soluções para o problema do calçadão de Piratininga que, frequentemente, é destruído pelas ressacas. Na ocasião, participaram da audiência, o então presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad; o coordenador da ONG de Preservação Ambiental, Marinha e Ações Renováveis (Preammar), Jefferson Ferreira França Júnior; o presidente da Colônia de Pescadores Z7, Aurivaldo José de Almeida; Gerard Sardo; além de surfistas e entidades da Região Oceânica. Sem parcerias e apoios necessários, o Projeto não avançou.

Em novembro de 2014, já na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), voltei a apresentar o Projeto, então com novas adequações, através de indicação legislativa. Na ocasião, o Projeto Piloto Recifes Artificiais Multifuncionais, além dos estudos sobre a implantação de recifes artificiais multifuncionais marinhos na praia de Piratininga, tinha o foco em preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar mecanismos voltados para o turismo, esporte e pesquisas. Pelo projeto, teríamos em Piratininga um banho de mar mais seguro, áreas sobre o recife com ondas para a prática de surf e mergulho, e ainda regiões privilegiadas para pesquisas oceanográficas, geológicas e biológicas. A proposta visava também o acompanhamento de estudo de viabilidade econômica e medidas de educação ambiental para as comunidades de pescadores locais, e a definição de proteções necessárias para a reconstrução definitiva do calçadão da praia, comprometido por erosões e pelas ressacas.

Infelizmente, até o momento o Projeto não saiu do papel. São nove anos de tentativas, apresentações de projetos, estudos e discussões junto aos moradores, que não avançaram. Espero que essa reunião de ontem avance para uma nova etapa de implantação, pois o estudo feito pela Aquamodelo foi muito bem elaborado. Fico na torcida para que, finalmente, consigamos dar um passo adiante.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dezenove =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM