Blog

Dia da Imprensa

Até onde vai a Liberdade da Imprensa?

Recentemente pudemos acompanhar o episódio envolvendo o ministro do STF, Alexandre Moraes, que decidiu censurar a Revista “Crusoé” por conta da capa da edição intitulada “O amigo do amigo de meu pai” e ordenou que a polícia federal intimasse os responsáveis pela publicação da matéria, alegando abuso no conteúdo da matéria veiculada. O que você achou dessa atitude?

Imprensa e Democracia

Eu acredito que censura prévia não condiz com tempos democráticos. A liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade democrática. Em tempos de internet, redes sociais, volume e velocidade das informações muito maior, é fundamental a checagem das informações, para combatermos as famosas fake News. Creio que o jornalismo sério nunca foi tão importante para legitimar nossa democracia.

Relembrando a história – Nos anos 60, durante o período da Ditadura Militar, a liberdade de imprensa no Brasil era cerceada de forma oficial. Após o AI-5, em 1968, se instaura a censura prévia à imprensa. Censores enviados pelo governo passavam a habitar redações de jornais do país, e determinavam o que poderia ou não ser publicado. A censura prévia no Brasil só chegou ao fim em 1978, com o fim do AI-5.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo