Notícias tristes para a Educação
As notícias dessa semana para a educação do nosso estado não foram nada boas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores do país, anunciou a possibilidade de fechar as portas a partir de julho deste ano, por falta de recursos.
Dias depois, a Universidade Federal Fluminense (UFF) informou estar passando pelo mesmo problema. Segundo o reitor e professor, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, a UFF sofreu um corte de R$ 32,9 milhões em seu orçamento e um bloqueio orçamentário de R$ 23 milhões. E caso não consiga reverter o repasse das verbas federais, as atividades também poderão ser interrompidas, já a partir do meio do ano.
Me causa uma enorme preocupação a possibilidade do desmonte das universidades federais. Justamente nesse momento tão difícil de pandemia, quando deveríamos estar lutando pela ampliação dos recursos para a pesquisa e a ciência nas universidades, temos que lutar para que as mesmas sobrevivam.
A educação é um direito de todos os brasileiros, garantido pela nossa Constituição. As universidades públicas são fundamentais no acesso ao ensino superior, e contribuem na construção da cidadania e na redução das desigualdades. Só a possibilidade de fechamento de uma universidade já é uma grande perda para nós, pois indica a escolha que estamos fazendo como sociedade. Precisamos reverter esse quadro, nos indignarmos e agirmos. Não será apenas uma luta pela UFRJ ou pela UFF, mas pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil.
FOTO: Fernando Frazão