Hoje, no Dia Mundial da Saúde, quero trazer uma palavra de esperança diante do maior desafio que nossa geração enfrenta há mais de um ano, e justamente nessa área, contra um inimigo invisível e implacável que é o coronavírus. Ainda precisamos avançar muito, e como deputado estadual sempre cobro das autoridades o empenho e ações concretas de luta contra a pandemia.
Um exemplo foi a minha solicitação de reformas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade com o maior número de leitos em todo o nosso Estado. Um outro foi a cobrança que fiz ao Instituto Vital Brazil, reivindicando mais protagonismo na criação de vacinas e em parcerias para trazer mais doses não só para o Rio de Janeiro como todo o Brasil. Mas hoje, em especial, quero parabenizar a todos que fazem a sua parte na busca de frearmos o avanço desse vírus.
Quero enaltecer os cidadãos comuns assim como eu, que se comprometem dando o seu melhor, que têm empatia e solidariedade com o próximo e fazem de gestos simples verdadeiros atos de amor. Hoje, o uso de máscara, os cuidados redobrados de higiene e o cumprimento das regras sanitárias de distanciamento social se transformaram em atitudes de respeito à vida. Além disso, faço uma menção especial aos profissionais de saúde que têm dedicado o seu tempo e até as suas vidas para salvar muitas pessoas.
Estive por um ano à frente da Secretaria de Saúde do Estado e sei bem como nossos profissionais desta área vital são verdadeiros heróis, incansáveis na prática da sua profissão, totalmente comprometidos em ver o bem do próximo. E só assim, agindo como sociedade e todos juntos lutando pela vida, nosso bem mais precioso, é que conseguiremos vencer essa guerra.
Não tenho dúvidas que vamos vencer, mesmo enfrentando o mais cruel dos inimigos em uma guerra tão ferrenha. Mas também fica a certeza de que não seremos mais os mesmos. Sairemos mais fortes, mais solidários e mais conscientes de que a saúde é um bem e uma obrigação de todos nós. Vamos valorizar mais a vida, os pequenos momentos, a família, o nosso estado. Não só o Rio de Janeiro, mas o mundo merece isso!