Blog

Sinal verde para a revitalização do Canto de Itaipu

Assim como foi publicado no jornal Globo Niterói deste domingo, conseguimos sinal verde para dar início ao processo de requalificação urbana das colônias de pescadores no Canto de Itaipu, um dos lugares mais bonitos da Região Oceânica. Esse projeto, estimado em R$ 18 milhões, que terá quatro eixos de ação e deve começar no segundo semestre do ano, será a primeira experiência da Secretaria de Desenvolvimento Regional no sentido de oferecer mais qualidade de vida e trabalho para os pescadores do Estado.

O Canto de Itaipu é tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e já foi objeto de inúmeros estudos e projetos de revitalização, mas poucos chegaram ao estágio de execução. Por isso estou engajado em tornar realidade o desejo antigo dos pescadores e dos frequentadores do local, que vive sob a ameaça de perder as possibilidades de recuperação. Por isso é tão importante promover o seu desenvolvimento, incentivando suas potencialidades, considerando os aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais.

Muitos que procuram na pesca artesanal o sustento de suas famílias, esbarram em condições adversas para o desenvolvimento do seu trabalho, como a precariedade da infraestrutura de apoio à atividade, por exemplo. Boa parte dos assentamentos no entorno das áreas pesqueiras, inclusive, são inadequados. Nosso projeto irá não só aprimorar as condições de vida e trabalho desses profissionais, como, também, preservar e fortalecer a tradição dessas colônias.

O formato aprovado para esse processo de requalificação se baseia em quatro eixos. O primeiro trata da adequação logística e de novas instalações na infraestrutura de apoio à atividade pesqueira. O segundo eixo foi definido após uma avaliação dos assentamentos da comunidade de pescadores de Itaipu que comprovou a necessidade de realocação dessas famílias.

O terceiro eixo consiste no uso sustentável do solo e a na recomposição do conjunto paisagístico e ambiental. Por último, será construída uma praça com quadras poliesportivas e campo de futebol na área onde hoje funcionam estacionamentos irregulares, mudando o acesso à praia. Os motoristas vão poder estacionar seus carros nas 800 vagas que serão criadas nas ruas de Itaipu.

Jurujuba será a próxima contemplada com a reurbanização. Nossa meta é estender esse programa para as colônias de pescadores do Estado do Rio. Os projetos para cada uma delas estão em desenvolvimento.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo