Desde o último dia 16, um grupo de 15 vereadores representantes de todas as regiões do Estado assumiu a Associação Estadual de Câmaras Municipais do Rio de Janeiro (Avecmerj). A presidente eleita é Fátima Pacheco (PT), de Quissamã. Na diretoria, entre outros, Felipe Peixoto (PDT), de Niterói, é o secretário-geral.
Desde o último dia 16, um grupo de 15 vereadores representantes de todas as regiões do Estado assumiu a Associação Estadual de Câmaras Municipais do Rio de Janeiro (Avecmerj). A presidente eleita é Fátima Pacheco (PT), de Quissamã. Na diretoria, entre outros, Felipe Peixoto (PDT), de Niterói, é o secretário-geral. Os parlamentares retomaram uma entidade que foi criada em 2005 e que desde o início do ano estava sem funcionar. O objetivo é fortalecer o parlamento e explicar melhor à sociedade e ao próprio vereador, o verdadeiro papel do parlamentar.
“Tem muita gente, inclusive políticos, que acham que a função do vereador é pagar conta de luz e dar cesta básica. Na verdade, sua atribuição é articular partidariamente, fiscalizar o Executivo e legislar. É o que enfrenta a eleição mais difícil. Após o pleito, tem contato direto e diário com a população e leva as questões dos cidadãos ao prefeito”, explicou Fátima, acrescentando que o Estado de São Paulo tem uma associação de vereadores há 30 anos e o do Paraná, há 25.
“Defendemos a criação de assessorias técnicas nas câmaras, para ajudar os vereadores a analisar propostas e elaborar projetos de lei, além de qualificar os parlamentares. Vou fazer parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) neste sentido”, contou a presidente da entidade, informando ainda que a nova diretoria está calculando quantos parlamentos municipais estão associados. O de Niterói está em processo de ingresso.
A parlamentar anunciou que o primeiro passo da nova diretoria da entidade é fazer um plano de metas para os próximos dois anos de mandato. “Vamos procurar um novo lugar para a nossa sede. A antiga, no Centro do Rio, foi fechada após o término da gestão anterior. A primeira reunião será no início de dezembro”, disse Fátima.
A ideia do nosso grupo disputar a eleição na associação surgiu quando estávamos lutando pela manutenção dos royalties do petróleo no Estado do Rio de Janeiro. A minha função será organizar as atividades”, afirmou Felipe Peixoto.
Dirigentes – A Diretoria da Avecmerj também é composta pelo vice-presidente Juninho (Carapebus), pelo secretário geral Felipe Peixoto (Niterói), e pela vice-presidente de Políticas para as Mulheres Marli de Freitas (Nova Iguaçu), além dos vereadores Antônio Papinha (Campos dos Goytacazes), Danilo Funke (Macaé), Maria Terezinha (Conceição de Macabu), e Marcinho Pessanha (Quissamã) que integram o Conselho Fiscal.
As vice-presidências regionais da associação também foram eleitas: Metropolitana Fabiano Horta (Maricá); Baixada Litorânea Alfredo Gonçalves (Cabo Frio), Norte-Fluminense Marlon Abreu (Conceição de Macabu); Costa Verde Antônio Cordeiro (Angra dos Reis); Centro-Sul Grace Araújo (Vassouras); Noroeste Fluminense Ivete Bohrer (Natividade); Serrana Marcelo Mansur (Macuco); e Médio Paraíba Wilden Vieira Prico (Piraí).
Matéria do jornal O Fluminense publicada no dia 24/11/09